Tribunal de Justiça do Estado do Pará

imagem do Brasão do TJPA
28/03/2025 14:00

Projeto Museu Criança retoma atividades com visita de estudantes

Alunos da escola estadual João Renato Franco conheceram o Museu Judiciário

>>>Ouça o texto aqui

Na manhã desta sexta-feira, 28, ocorreu a primeira edição de 2025 do projeto "Museu Criança". Institucionalizado pela Portaria 735/ 2023, o projeto foi idealizado e é executado pela equipe do Serviço de Museu e Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), unidade vinculada ao Departamento de Documentação e Informação da Secretaria de Administração do tribunal.

A atividade marcou o encerramento da programação de reabertura do Museu Judiciário Estadual Desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes, iniciada no dia 18 de março. A abertura do evento foi conduzida pela desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias, presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJPA.

Nesta edição, o projeto recebeu 28 crianças do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor João Renato Franco, localizada no bairro da Cremação, em Belém. No início da programação, o colaborador Edilson Moraes, integrante da equipe do museu, apresentou de forma lúdica o conceito de justiça. Em seguida, a servidora Lene Carvalho narrou a história infantil "O Beija-Flor e a Cor do Amor", escrita pelo desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior.

Pioneirismo - A programação seguiu com a participação da estagiária Nadine Farias, que, caracterizada como a deusa grega da justiça, Têmis, descreveu a trajetória e a obra do desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes. Ele foi o primeiro homem negro a presidir um Tribunal de Justiça no Brasil, entre 1968 e 1975.

Além disso, a chefe do Serviço de Museu e Documentação Histórica, Leiliane Rabelo, apresentou às crianças processos históricos, o espaço dedicado ao magistrado Cláudio Rendeiro – criador e intérprete do personagem Epaminondas Gustavo – e a Mesa Histórica do Tribunal da Relação do Estado do Pará.

As atividades lúdicas ocorreram no “Espaço Museu Criança”, com teatro de fantoches e desenhos. As crianças também tiveram a oportunidade de se caracterizar como "juízes mirins". O evento foi encerrado com um lanche e a entrega de brindes aos participantes.

“Quero agradecer à equipe do TJPA por essa iniciativa. É muito bacana aproximar as crianças e a escola pública do Poder Judiciário do Pará. Precisamos resgatar essa proximidade para que os órgãos trabalhem juntos. Aprendemos muita coisa hoje”, disse a professora Lúcia Melo.

Edilson Moraes destacou o impacto social do projeto ao afirmar que ele proporciona às crianças a oportunidade de ampliar a visão sobre o mundo. A opinião foi compartilhada pelo diretor do Departamento de Documentação e Informação, Rodolfo Marques. Segundo ele, o Museu Judiciário oferece um ambiente propício para abordar o tema da justiça, integrando patrimônios artístico e cultural.

“Gostei muito da atividade. Queria agradecer por tudo que vocês fizeram hoje. Quero voltar outras vezes aqui”, completou a aluna Kethlen Maciel.

Serviço: o Museu Judiciário Estadual está localizado na Casa Amarela II (avenida Nazaré, 582, esquina com a Travessa Rui Barbosa, em Belém-PA). Novos agendamentos para este ano de 2025 e informações adicionais podem ser feitos a partir do e-mail museu@tjpa.jus.br. Para visitação, a equipe do Museu atende por livre demanda, de segunda à sexta, das 8h às 16h.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Coordenadoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.