A Secretaria de Gestão de Pessoas é a unidade administrativa do Tribunal de Justiça do Estado do Pará responsável por:
- Planejar, executar, controlar e acompanhar a implantação e a implementação das ações de modernização de gestão de pessoas;
- Prestar assessoria aos órgãos setoriais, especificamente, quanto: à administração de pessoal, à movimentação de pessoal, ao plano de carreira, à avaliação anual de desempenho, à administração do sistema de carreiras, cargos e remuneração, ao treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, à coordenação permanente e à atualização dos sistemas de informação de pessoal, à proposição de políticas e normas de pessoal, controle dos serviços e atendimento médico e odontológico, à promoção do atendimento social dos servidores;
- Atuar preventivamente e de maneira orientadora em negociações salariais, estudos e pesquisas de ambiente visando identificar e propor soluções a problemas eventuais para melhoria do clima interno.
No exercício de suas competências, a Secretaria de Gestão Pessoas adota três norteadores estratégicos:
MISSÃO: “Promover com excelência políticas de gestão de pessoas por meio de planejamento, execução, controle e avaliação de ações voltadas aos magistrados e servidores do Poder Judiciário”.
VISÃO: “Ser reconhecida pelos magistrados e servidores como uma equipe de alto desempenho institucional”.
VALORES: “Ética, Celeridade, Modernidade e Responsabilidade sócio-ambiental”.