A Coordenadoria de Gestão de Processos e Riscos integra o Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística, órgão vinculado à alta gestão do Poder Judiciário do Estado do Pará, conforme Lei Estadual nº 9.611, de 02 de junho de 2022, tendo atribuições relacionadas à Governança Institucional, que preconiza boas práticas que promovem a adoção de processos estruturados de gerenciamento de riscos e controles internos, através da melhoria contínua de processos, na busca de eficiência e de eficácia.
Visando o cumprimento do macrodesafio “Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária” estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça, para o sexênio 2021-2026 e de seu planejamento e objetivos estratégicos, no âmbito do Poder Judiciário, assegurar uma estrutura organizacional que maximize seus recursos humanos, materiais e tecnológicos na busca da criação de valor para sociedade.
A Gestão de Processos e Riscos atua com o objetivo de aperfeiçoar continuamente de forma padronizada e sistematizada os processos organizacionais, através da sua identificação, desenvolvimento, documentação, monitoramento e controle, que resultará em aumento da qualidade do produto/serviço, da segurança no exercício das atividades, redução de custos, aumento da produtividade, mitigação de riscos e geração de subsídios para tomada de decisão.
A Coordenadoria de Gestão de Processos e Riscos abriga a Divisão de Controle de Processos Administrativos, que atua na segunda linha do sistema de controle interno, no gerenciamento das fases do Plano Anual de Contratações e no apoio à gestão de processos e riscos.