O Projeto Rede em Ação surge em 2020, é de iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e foi construído com base na premissa do trabalho articulado em rede do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. O projeto foi elaborado no período de distanciamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, como estratégia para manter a interação social no exercício profissional entre as múltiplas instituições que fazem parte da rede de atendimento de crianças e adolescentes.
Desse modo, o Rede em Ação visa promover espaços, virtuais e presenciais, de reflexões, debates e compartilhamentos de conhecimentos especializados e experiências profissionais relativas à área da Infância e Juventude, contribuindo para o trabalho em rede articulado e especializado.
Essas ações podem ser rodas de diálogo, seminários, palestras, cursos, dentre outras, desde que sempre partam da premissa de articulação da rede. Assim, no Projeto Rede em Ação, os espaços e momentos pedagógicos atendem múltiplas instituições, organizações e parceiros em prol dos direitos de crianças e adolescentes; são ações que, apesar de diversas, sempre convergem para o diálogo entre esses parceiros. Portanto, o Rede em Ação é uma ótima oportunidade para a construção de fluxos e planos compartilhados.
Edições
A primeira edição do Rede em Ação ocorreu no período de setembro de 2020 a maio de 2021, com a temática Adoção de Crianças e Adolescentes Acolhidos, e teve, dentre suas finalidades, promover a divulgação, debate e reflexões em torno das Orientações Básicas para a Preparação de Crianças e Adolescentes Acolhidos para Adoção, publicada pela CEIJ em 2020 e do Provimento conjunto nº 001-2019 - CJRMB-CJCI-CEIJ, fomentando o debate, reflexões e troca de conhecimentos e experiências profissionais relativas a fluxos e metodologias de trabalho em rede, voltados à adoção de crianças maiores de dois anos e adolescentes acolhidos, estimulando maior preparação do adotando, acompanhamento e apoio dessas adoções, especialmente na fase de adaptação e estágio de convivência.
A segunda edição ocorreu no período de setembro a novembro de 2021 a , com o tema Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo. Destarte, voltada às equipes interprofissionais das varas da infância e da juventude e dos serviços de acolhimento envolvidos na execução do Programa Conta Comigo, proporcionando espaço para reflexões, debates, esclarecimentos de dúvidas e compartilhamento de experiências profissionais referentes as etapas do Programa Conta Comigo, especialmente à Preparação, Seleção (Estudo Interprofissional) e Acompanhamento Individual e Coletivo Pré e Pós-Celebração do apadrinhamento afetivo.
Em 2022, o Projeto Rede em Ação teve sua terceira edição propondo reflexões sobre o Programa de Proteção a Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e o Projeto Família Solidária (uma estratégia de enfrentamento à institucionalização de crianças e adolescentes do PPCAAM).
Em 2023 e 2024, o Rede em Ação propôs rodas de diálogo com temáticas variadas como depoimento especial de crianças e adolescentes, revelação da violência sexual, primeira infância, dentre outras.