O Projeto SNA em Dia, de iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, é executado desde 2021 com a perspectiva de organizar, reunir e sistematizar ações para orientar magistrados(as) e servidores(as) quanto à utilização e alimentação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.
A partir da institucionalização do Novo SNA, a CEIJ elaborou o Projeto SNA em Dia, que consiste numa agenda de ciclos de monitoramento anuais. No período de cada ciclo, a CEIJ, verificando dados do próprio SNA e/ou do Painel de Gestão Judiciária, encaminha, às unidades judiciárias, orientações sobre o preenchimento e a atualização do SNA.
A CEIJ, em parceria com outros setores do TJPA, ainda trabalha para a divulgação de materiais informativos como mídias de aplicativos de mensagens e banners digitais no Portal do TJPA, direcionados às magistradas, magistrados, servidoras e servidores que manuseiam o Sistema.
O material informativo traz lembretes sobre prazos para a conclusão dos processos de adoção, acolhimento, destituição do poder familiar e habilitação à adoção.
A realização de reuniões periódicas com ao menos um representante de cada uma das unidades judiciárias elencadas também tem se mostrado uma estratégia eficaz do Projeto SNA em Dia para sensibilizar e orientar os usuários internos sobre o preenchimento dos dados exigidos pelo SNA.
Uma média de 80 unidades judiciárias é acionada a cada ciclo de monitoramento do Projeto SNA em Dia.