09/12/2019
13/06/2019
Os processos judiciais de 1890 a 1945 foram a fonte de dados para a pesquisa sobre as relações conjugais e amorosas em Vigia, desenvolvida pelo professor José Renato Carneiro durante a elaboração de sua tese de doutoramento. “Falar sobre as relações amorosas na cidade de Vigia é entender um pouco das origens da linguagem jurídica, da linguagem patriarcalista, a situação da mulher naquele tempo. Muitos elementos dessa linguagem jurídica perduram até hoje”, explicou.
Carneiro teve acesso aos documentos do Poder Judiciário do Pará com o acervo que está sob a guarda, em regime de cooperação, com a Sociedade Literária Beneficente Cinco de Agosto. “O processo criminal é interessante porque tem várias vozes, vários sujeitos. Entendo que não é apenas o juiz, o promotor ou o delegado de polícia, mas também o próprio sujeito histórico, populares, pessoas simples. É possível ver os confrontos no processo criminal que é rico demais”, justificou.
O professor doutor Renato Carneiro teve a oportunidade de apresentar parte de sua pesquisa produzida a partir do acervo judicial durante a Semana Nacional de Arquivos do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), programação aberta nesta quinta-feira, 13, no auditório Wilson Marques, no Fórum Criminal de Belém.
A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e instituições de memórias de todo o País. O objetivo é aproximar as instituições da sociedade e divulgar os trabalhos desenvolvidos, além de atuar como um facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa dos seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.
A vice-presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário do Pará na preservação e na conservação do acervo histórico e processual. “É o momento em o que Judiciário junto de todos realiza o trabalho direcionado para a preservação de identificação e valorização dos documentos. Para isso, estamos reunidos para discutir as melhores e boas práticas que podemos implantar e implementar no Estado”, disse.
Presidente do Comitê e Comissão de Avaliação Documental do TJPA, a desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias afirmou que o Poder Judiciário do Pará cultiva e valoriza a memória de uma história de quase 200 anos, desde as sentenças prolatadas pelos pioneiros do originário Tribunal de Relação até os dias atuais. “Saúdo o interesse e o compromisso que ora desperta para a importância da memória que o arquivo corporifica”, completou.
A magistrada lembrou que, “nos últimos tempos, documentos e peças que materializaram emblemáticas atuações e fatos processuais passaram a dispor de espaços próprios, melhor manuseados e acondicionados, em bibliotecas também prestigiadas pela denominação com nomes ilustres e respeitáveis do Judiciário paraense”, destacou a desembargadora Rosi Farias. O secretário de Administração do TJPA, Francisco Campos Filho e a diretora em exercício do Departamento de Documentação e Informação, Luana de Paula Alamar, participaram da cerimônia de abertura.
Iniciativa do Arquivo Nacional, a Semana do TJPA discute a melhor forma de preservação do acervo e o trabalho de cada instituição. “Neste evento, abordamos as vivências e o trabalho dos arquivos judiciais na Amazônia. Temos incentivado o uso do acervo judicial para a pesquisa científica. O acervo está dividido no acervo histórico, que é o mais antigo e com a guarda de algumas instituições, e no acervo mais recente desde 1971. O pesquisador ou o interessado na história do tempo presente, nos assuntos mais atuais, tem acesso ao acervo”, disse a chefe da Divisão de Arquivo do TJPA, Leiliane Rabelo.
O diretor do Arquivo Público do Pará, Leonardo Torii, afirmou que a informação é fundamental para a sociedade. “Debates como esse ajudam a preservar o suporte de papel que necessariamente preserva também a informação. É importante fomentar isso dentro da sociedade, que também possa acessar essas informações”, acrescentou. No Arquivo Público do Estado, é possível encontrar documentos produzidos pelo Poder Executivo desde 1649.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Will Montenegro
Foto: null / Will Montenegro
11/04/2019
O Arquivo Regional de Belém recebeu, nesta quinta-feira, 11, o projeto Saúde Itinerante. As ações continuarão nesta sexta-feira, 12. Em seu 11º módulo, o projeto leva ações de melhoria da qualidade de vida e promoção à saúde ao ambiente de trabalho dos servidores da unidade.
A programação no Arquivo contou uma aula de Ginástica Laboral. Os servidores poderão fazer consultas individuais e o exame periódico de saúde, assim como receberam orientações sobre saúde bucal e revelação de placa bacteriana.
Durante o dia, a equipe do Núcleo Socioambiental visitou as salas da unidade para avaliação e seleção de descartáveis. Além disso, servidores tiveram acesso ao atendimento psicossocial, assim como foram aplicadas 62 doses de vacinas, sendo 14 doses de Febre amarela, 20 de Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e 28 de hepatite B (1ª dose), além de 47 testes rápidos de (HIV, Sífilis e Hepatite B e C), em parceria com a Secretaria de Saúde de Ananindeua. A programação ainda contou com um Chá Literário, com o tema: Pagu - A Musa Multifacetada
No dia 12 de Abril, ocorrerá mais uma sessão de Ginástica Laboral a partir das 8:45 e às 09 horas uma palestra sobre Relações Interpessoais no Trabalho. Uma Roda de Conversa sobre Estresse, Ansiedade e Depressão iniciará às 10:30h e a partir das 12 horas, um Sarau de Talentos, seguido da avaliação da programação encerrarão as atividades do projeto.
O projeto Saúde Itinerante é promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas, através da Coordenadoria de Saúde do TJPA.
Confira a programação completa do projeto Saúde Itinerante:
Dia 12 de Abril (Sexta feira)
· 8:30h - Acolhimento/ Boas vindas
· 8:45h às 9h - Ginástica Laboral
· 9h às 10:30h - Palestra Relações Interpessoais no Trabalho
· 10:30h às 12h - Roda de Conversa: Estresse, Ansiedade e Depressão
· 12h às 13h - Sarau de Talentos
· 13h - Avaliação e Encerramento
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Will Montenegro
Foto: null / Divulgação /
08/04/2019
O Arquivo Regional de Belém receberá o projeto Saúde Itinerante nos dias 11 e 12 de abril (quinta e sexta-feira). O 11º. Módulo do projeto levará ações de melhoria da qualidade de vida e promoção à saúde ao ambiente de trabalho dos servidores da unidade.
A porgramação no Arquivo inicia nos dois dias às 08:30. No dia 11, às 09 horas ocorrerá uma aula de Ginástica Laboral. A partir das 09:30, os servidores poderão fazer consultas individuais e o exame periódico de saúde, assim como receberão orientações sobre saúde bucal, revelação de placa bacteriana e haverá um escovódromo disponível para servidores e seus filhos até as 12 horas.
Durante o dia, a equipe do Núcleo Socioambiental visitará as salas da unidade para avaliação e seleção de descartáveis. Além disso, servidores poderão acessar o atendimento psicossocial, feito pelo ESTEPS, assim como vacinação contra Febre Amarela, Antitetânica, Hepatite B (1ª dose), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), H1N1 e HPV e testes rápidos de (HIV, Sífilis e Hepatite B e C). A programação ainda conta com um Chá Literário, com o tema: Pagu - A Musa Multifacetada , de 11 às 12horas.
No dia 12 de Abril, ocorrerá mais uma sessão de Ginástica Laboral a partir das 8:45 e às 09 horas uma palestra sobre Relações Interpessoais no Trabalho. Uma Roda de Conversa sobre Estresse, Ansiedade e Depressão iniciará às 10:30h e a partir das 12 horas, um Sarau de Talentos, seguido da avaliação da programação encerrarão as atividades do projeto.
O projeto Saúde Itinerante é promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas, através da Coordenadoria de Saúde do TJPA.
Confira a programação completa do projeto Saúde Itinerante:
Dia 11 de abril (quinta-feira)
· 08:30h - Abertura
· 9:00h às 9:30h - Ginástica Laboral
· 9:30h às 13h - Exame Periódico de Saúde (Consulta Individual)
· 9:30h às 12h - Saúde Bucal: Orientações, Revelação de Placa bacteriana e Escovódromo com os Servidores e seus filhos.
· 9:30h às 11h - Visita da Equipe do Núcleo Socioambiental nas salas para avaliação da seleção dos descartáveis.
· 9:30h às 12h - Atendimento Psicossocial - ESTEPS
· 9:30h às 13h - Vacinação: Febre Amarela, Antitetânica, Hepatite B (1ª dose), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), H1N1 e HPV.
· 9:30h às 13h - Teste Rápido (HIV, Sífilis e Hepatite B e C)
· 11h às 12h - Chá Literário - Tema: PAGÚ: A Musa Multifacetada
Dia 12 de Abril (Sexta feira)
· 8:30h - Acolhimento/ Boas vindas
· 8:45h às 9h - Ginástica Laboral
· 9h às 10:30h - Palestra Relações Interpessoais no Trabalho
· 10:30h às 12h - Roda de Conversa: Estresse, Ansiedade e Depressão
· 12h às 13h - Sarau de Talentos
· 13h - Avaliação e Encerramento
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Andrea Cordeiro
Foto: null
05/04/2019
Palestra abordou inteligência emocional no ambiente de trabalho
Servidores e colaboradores do Poder Judiciário, lotados no Arquivo Regional de Belém, participaram, no último dia 4 de abril, puderam conhecer um pouco mais sobre os benefícios que proporcionam um bom ambiente de trabalho. Em palestra ministrada pela Master Coach e secretária de Controle Interno do TJPA, Débora Gomes, os servidores e colaboradores interagiram, por cerca de duas horas, sobre “Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho”.
A palestra abordou as premissas básicas da inteligência emocional, que passa desde o autoconhecimento até a automotivação, com aplicação de uma ferramenta para avaliar o nível de inteligência emocional dos participantes.
A atividade foi promovida pelo Departamento de Documentação e Informação do TJPA, que tem como diretora, em exercício, Luana de Paula Alamar. A diretora, ressaltou que o gerenciamento das emoções faz toda a diferença no ambiente de trabalho. “um simples bom dia e um sorriso espontâneo podem mudar o clima naquele setor, contribuindo para uma melhor fluidez das atividades laborais”.
Luana Alamar destacou ainda a importância e relevância do tema, declarando que o resultado foi muito bom, “pois percebi o quanto uma atitude positiva diante de situações desafiadoras pode mudar todo um cenário, e, assim, todos ganham; o servidor ganha, pois sua saúde física e mental fica em equilíbrio; a instituição ganha, pois um servidor motivado produz de maneira eficiente; a sociedade ganha, pois receberá cada vez mais uma prestação Jurisdicional de qualidade".
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Marinalda Ribeiro
Foto: Divulgação / TJPA