Um dos grandes desafios dos centros de inteligência é a ESTRUTURAÇÃO DE DADOS para tomadas de decisão, sobretudo em relação aos grandes litigantes, demandas repetitivas, temas repetitivos, uniformização de jurisprudência.
Assim, é imprescindível a criação de painéis de BI e Dashboards, com dados e informações úteis para análises e tomadas de decisão.
Desse modo, procura-se desenvolver um PAINEL DE BI com diversas informações para o Centro de Inteligência da Justiça Estadual do Pará, permitindo IDENTIFICAR, por exemplo, quais são os MAIORES LITIGANTES e o maior quantitativo de classes e assuntos processuais, a TAXA DE RECORRIBILIDADE X TAXA DE REVERSIBILIDADE, fazendo-se o CRUZAMENTO DE DADOS para oportunizar linhas de ação.
Ao se aprofundar a análise desses dados, será possível identificar, por exemplo, determinado tipo de ação relacionado a um autor ou conjunto de autores, bem como buscar saber quais são as causas das demandas repetitivas (ex.: direitos reiteradamente violados; ações ajuizadas sem chance de sucesso; divergência jurisprudencial; recorribilidade abusiva etc.).
O Painel de BI, a ser criado para o Centro de Inteligência da Justiça Estadual do Pará, reunirá informações a partir de dados já estruturados e disponíveis dentro do próprio Tribunal, considerando como fonte de dados o DataJud. A partir do cruzamento de dados, é possível adotar diversas linhas de ação.