Para iniciar a digitalização e virtualização do acervo físico as Unidades Judiciárias devem submeter um plano de trabalho à Coordenação-Geral das Centrais de Digitalização.
No site do Sistema Digitaliza existe modelo do plano de trabalho (http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/institucional/Digitaliza/687277-modelo-de-plano-de-trabalho.xhtml) e explicação do fluxo do procedimento para aprovação do plano (http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/institucional/Digitaliza/681281-fluxo-para-aprovacao-do-plano-de-trabalho.xhtml).
Ressalta-se que, o plano de trabalho deve conter as seguintes informações: a) acervo alvo; b) número, nome e e-mail dos servidores que participarão; c) tempo de execução; d) recursos físicos disponíveis.
A Coordenação-Geral das Centrais de Digitalização, para contribuir com a Unidade Judiciária, criará um grupo de trabalho na plataforma Microsoft Teams, onde constarão todos os servidores da UJ envolvidos, bem como um servidor de uma Central de Digitalização, o qual poderá dirimir dúvidas, colaborar com a metodologia de digitalização e virtualização, e, assim, tornar a execução do Plano mais célere e coesa.
Passada essa fase inicial, a Unidade Judiciária deve realizar a digitalização e virtualização de cada processo, obedecendo as seguintes fases: higienização, digitalização, indexação, fragmentação e migração ao sistema PJE.
Cada uma dessas etapas conta com vídeo explicativo (http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/institucional/Digitaliza/371248-tutoriais.xhtml) e guia de orientação para auxiliar as Unidades Judiciárias na execução do plano (http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/institucional/Digitaliza/371247-guias-praticos.xhtml).
Quanto as etapas propriamente ditas, importante ressaltar que a higienização e digitalização são etapas off line, não necessitando do uso da internet. A indexação e fragmentação são etapas em que se organiza o arquivo digitalizado para que se siga o padrão de inclusão no sistema PJE, necessitando do uso de um computador, mas não necessariamente da internet. A última etapa – migração – é etapa de transferência do arquivo digitalizado para ao PJE, necessitando, por isso, do uso da internet. Esta última etapa, inclusive, pode ser realizada em trabalho remoto ou teletrabalho, assim como a indexação e fragmentação, com a utilização do VPN.
Para mais informações coordenação.digitalização@tjpa.jus.br