APRESENTAÇÃO
O presente documento materializa, de forma indelével, as aspirações, os objetivos e a função social desta instituição que, vinculada ao Poder Judiciário do Estado do Pará, projeta-se no cenário nacional fortalecendo a formação dos profissionais responsáveis pela distribuição da justiça e pela garantia da democracia brasileira. O Projeto Político-Pedagógico é, ao mesmo tempo, bússola e inspiração para servidores (as), magistrados (as) e todos(as) que de alguma maneira são e serão beneficiados(as) direta ou indiretamente com as ações de formação realizadas por esta Escola Judicial. A atual gestão consolida, fortalece e torna pública sua intencionalidade por meio de um
documento de Estado o qual ultrapassa mandatos, pois que se afina com a identidade de uma organização que se presta ao serviço nobre e indispensável da educação/formação judicial. Nesse sentido, o presente documento contou com a participação dos servidores e servidoras lotados na escola, dos magistrados e magistradas e das demais autoridades que durante o percurso de elaboração deste puderam direta e indiretamente contribuir para a finalização do presente texto. O Projeto Político-Pedagógico da escola é documento público e útil para aqueles que trabalham, frequentam e ou estudam a educação judicial.
Encontraremos neste documento os princípios legais, as bases pedagógicas, filosóficas e educacionais que orientam as práticas profissionais para o ensino, a aprendizagem e a avaliação no contexto do judiciário que emanam da Escola Judicial Dr. Elder Lisboa Ferreira da Costa. O texto considera seu Plano de Desenvolvimento Institucional projetado para a década de 2017/2027 promovendo as atualizações de praxe considerados os avanços longitudinais inerentes à sociedade brasileira. Neste mesmo PDI, a escola sinalizou em capítulo próprio a necessária criação deste PPP para organizar todo o trabalho pedagógico e administrativo inerentes às ações de formação desencadeadas por esta instituição.