21/12/2021
Sead transfere processos do Arquivo Regional de Belém para sede do TJPA
Em três dias, são transportadas três mil caixas-arquivos, com cerca de 50 mil processos
A Secretaria de Administração (Sead), por meio de sua Divisão de Arquivo, deu início na terça-feira, 21, à ação de transferência de processos de 2º Grau da sede do Arquivo Regional de Belém, situado à rodovia BR-316, para a sede do Poder Judiciário do Pará, em Belém. A transferência dos processos tem o apoio do Departamento de Patrimônio e Serviços.
Em três dias, de terça (21) à quinta-feira (23), são transportadas três mil caixas-arquivos, com quantitativo de cerca de 50 mil processos. De acordo com o assessor da Sead, Carlos Jatene, um dos coordenadores da ação, os processos são de matérias cíveis e criminais, referentes a agravos em geral, que estão sendo acondicionados em sala específica no subsolo da sede do Tribunal de Justiça do Pará para a devida preservação, organização e disponibilização do acervo.
Jatene explicou que a transferência vai possibilitar a organização adequada dos processos, assim como será possível fazer gestão do espaço físico atual do Arquivo Regional de Belém, além de avançar no processo de digitalização dos processos do Judiciário paraense.
A secretária de Administração, Débora Gomes, ressaltou que a ação envolve servidoras, servidores, terceirizadas e terceirizados durante o recesso forense. Segundo a titular da Sead, as atividades do Arquivo Regional de Belém terão continuidade durante esse período, a fim de possibilitar a devida gestão, organização e tramitação processual, com a continuidade das atividades de controle eletrônico e digitalização de processos por egressas e egressos do sistema penal, acompanhados por servidoras e servidores, os quais possibilitam a aceleração dos trabalhos.
A digitalização e a virtualização de processos físicos têm objetivo de tornar mais eficiente a prestação jurisdicional, possibilitando, assim, a otimização da tramitação processual, a redução de custos com instalações físicas para acautelamento e arquivamento de autos, o que contribui com o meio ambiente e a celeridade processual.
A ampliação do programa de digitalização e virtualização no Poder Judiciário do Estado do Pará é uma das ações da gestão do biênio 2021-2023, em seu Plano de Gestão, que tem à frente a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro. A ação integra o macrodesafio de Implementação de Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional, que alcança, também, as iniciativas de aprimoramento da realização de atos por videoconferência e a implementação do Juízo 100% Digital.
Descrição das Imagens
#ParaTodoslerem#PraCegoLer
Fotografias em carrossel
Primeira fotografia: Homens, usando máscara, manuseiam caixas de processos, desembarcando do caminhão, no prédio Sede do poder judiciário
Segunda Fotografia: Homens, usando máscara, transportando processos em caixas, dentro do carrinho para acomodações na Sede
Terceira fotografia: Homens, usando máscara, acomodando as caixas e estantes preparadas para receber acervo
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Will Montenegro
Foto: TJPA / Érika M Nunes
VLibras
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o
Você pode exibir ou ocultar o componente VLibras nesta página. Ao exibi-lo, sera possível interagir com textos da página que serão automaticamente traduzidos em linguagem de libras.
{{group.nome}}
Programa Manas
Um Relatório de Atividades será gerado. Confirme a operação informando os dados a seguir.