Principais competências institucionais do DDI e de suas subunidades:
· Planejar, normatizar e executar a política de gestão documental do Poder Judiciário do Pará, considerando o ciclo de vida dos documentos e seus diversos valores (administrativo, acadêmico, processual e histórico-cultural);
· Desenvolver projetos e ações voltados à valorização, preservação e difusão da memória institucional, alinhados aos princípios da transparência pública e do direito à informação;
· Garantir o acesso e promover a acessibilidade aos acervos físicos e digitais, bem como aos espaços de memória do Judiciário estadual;
· Gerenciar tecnicamente a informação documental produzida e acumulada no âmbito do Poder Judiciário do Pará, promovendo sua organização, classificação e preservação;
· Colaborar para a aquisição, organização e conservação do acervo bibliográfico, apoiando a produção e disseminação do conhecimento institucional;
· Apoiar tecnicamente e integrar ações com as comissões institucionais, como a Comissão de Súmula, Jurisprudência, Biblioteca e Revista, a Comissão de Gestão da Memória (CGM) e a Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD).