Inscrições até 30/08. Não perca!
DATA/
HORA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
CARGA HORÁRIA
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
|
03/09/2024
15h às 18h
|
Apresentar a questão da desigualdade racial e de gênero
no Brasil, numa perspectiva histórico-jurídica;
Analisar a concepção de epistemicídio (racismo
epistêmico) e o modo como a representação do negro no livro didático é capaz de provocar um sentimento de autorrejeição em crianças negras;
|
Apresentar e discutir sobre a questão racial na história do Brasil: perspectiva jurídico-política e interseccional
|
2h/a (Teams)
2h/a (Moodle)
|
Aula expositivo-dialogada, seguida de metodologia ativa.
|
Participação e debates. Avaliação no Moodle.
|
05/09/2024
15h às 18h
|
Abordar os efeitos psicológicos do racismo, notadamente o sentimento de autorrejeição desenvolvido por pessoas negras em sociedades estruturalmente racistas;
Debater sobre o pacto narcísico da branquitude e os possíveis caminhos para o seu rompimento;
Suscitar a reflexão sobre a importância de uma visão interseccional na seara do acesso a direitos e promoção da igualdade, notadamente no que se refere ao duplo fenômeno do sexismo e do racismo;
|
Analisar e refletir sobre a desigualdade racial no Brasil contemporâneo
|
2h/a (Teams)
2h/a (Moodle)
|
Aula expositivo-dialogada, seguida de metodologia ativa.
|
Participação e debates.
|
09/09/2024
15h às 18h
|
Apresentar as concepções de racismo institucional, diferenciando-a das noções de racismo estrutural e racismo interindividual, demonstrando seus efeitos na sociedade brasileira; analisar de que forma o racismo/sexismo institucionais operam nos espaços de poder e decisão, promovendo a
marginalização de pessoas negras, sobretudo mulheres negras, notadamente no sistema de justiça;
|
Analisar e discutir o racismo institucional e sistema de justiça
|
2h/a (Teams)
2h/a (Moodle)
|
Aula expositivo-dialogada, seguida de metodologia ativa.
|
Participação e debates. Avaliação no Moodle.
|
11/09/2024
15h às 18h
|
Analisar a importância das políticas públicas
antidiscriminatórias para a consagração de uma
sociedade democrática;
|
Abordar e discutir as ações afirmativas e as cotas raciais
|
2h/a (Teams)
2h/a (Moodle)
|
Aula expositivo-dialogada, seguida de metodologia ativa.
|
Participação e debates. Avaliação no Moodle.
|
12/09/2024
15h às 18h
|
Suscitar a reflexão sobre a importância do letramento o racial e antirracista, apresentando propostas teórico vivenciais para ações institucionais, coletivas e individuais de eliminação da discriminação racial;
|
Abordar e refletir sobre o letramento racial e antirracista no sistema de justiça
|
2h/a (Teams)
2h/a (Moodle)
|
Aula expositivo-dialogada, seguida de metodologia ativa.
|
Participação e debates.
|