OFICINA: ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA (FÓRUM CÍVEL DE BELÉM)
INFORMAÇÕES GERAIS
Categoria: Oficina
Natureza: Formação continuada
Carga horária: 8 hs/a
Público-alvo: Magistrados(as), servidores(as) e pessoal do quadro auxiliar
(estagiários, cedidos, terceirizados e conciliadores) do Poder Judiciário do Pará.
Número de vagas: 40 vagas
Período de inscrição: 01 a 08 de agosto de 2024
Período de realização: 08 e 09 de agosto de 2024
Horário: 13h00 às 17h00 (Conforme Programação)
Modalidade: Presencial
Local de realização: Auditório Agnano Monteiro Lopes - Fórum Cível
EMENTA
Atendimento inclusivo nos órgãos públicos; Definição e tipos de deficiência; legislação brasileira de acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência; Barreiras para o acesso e atendimento às pessoas com deficiência; Estratégias para comunicação acessível, eficaz e respeitosa às pessoas com deficiência; Simulação de atendimento: Casos reais.
DOCENTE/FACILITADOR:
ANTÔNIO CARLOS SAMPAIO MARTINS DE BARROS JÚNIOR - Mestre em gestão pública pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo elaborado sua dissertação na área de instituições participativas, com base em pesquisa sobre a efetividade do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado do Pará (CEDPD-PA); graduado em Pedagogia, pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é coordenador do Núcleo de Promoção da Acessibilidade e Inclusão (NPAI) do Tribunal de Justiça do estado do Pará (TJPA), Instituição na qual é analista judiciário concursado; atua ainda como consultor nas áreas de inclusão e aprendizagem para instituições públicas e privadas; conferencista e palestrante em dezenas de eventos, incluindo conferências e fóruns estaduais e municipais dos direitos das pessoas com deficiência. Trata-se de profissional com 24 anos de experiência, em diferentes campos: na área da educação, atuou como professor no ensino básico, na formação continuada de educadores e na pós-graduação; na área de gestão de pessoas, coordenou equipes com atuação em inteligência organizacional e estágio supervisionado; no que concerne aos direitos humanos e instituições participativas, foi Coordenador Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico do Estado do Pará (CODESP); exerceu a vice-presidência e a presidência do CEDPDPA; foi secretário de Diversidade da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB); foi secretário Geral e presidente da Associação de e Para Cegos do Pará (ASCEPA); coordenou o processo de sistematização de duas Conferências Estaduais dos Direitos das Pessoas com Deficiência; participou de três Conferências Nacionais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de forma bastante ativa na elaboração de várias propostas aprovadas; idealizou, elaborou e coordenou projetos sociais na área de direitos humanos, financiados por organizações federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada.
OBJETIVO
Geral: Construir coletivamente estratégias de atendimento às pessoas com deficiência, de acordo com suas diferentes necessidades, partindo de sua condição humana, evitando estereótipos.
Específicos:
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Contextualizar o tema em discussão
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Apresentar os conceitos básicos envolvidos
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Discutir os diferentes obstáculos para o acesso das pessoas com deficiência, com ênfase na realidade local.
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Definir estratégias para uma comunicação acessível, eficaz e respeitosa.
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Propiciar experimentação de situações concretas quanto ao atendimento de pessoas com deficiência.
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Proporcionar reflexão e análise dos exercícios realizados.
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Definir medidas que contribuam para uma realidade mais inclusiva.
PROGRAMAÇÃO
Data/Hora
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Conteúdos/atividades
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Objetivos
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Carga
Horária
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1º Encontro
08/08/2024
13hs às 17h00min
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Introdução:
1.1 Boas-vindas e apresentação dos participantes.
1.2 Contextualização da importância do atendimento inclusivo nos órgãos públicos.
1.3 Apresentação dos objetivos e da estrutura da oficina.
2.Conceitos Básicos
2.1 Definição e tipos de deficiência.
2.2 Legislação brasileira de acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência
3. Barreiras que dificultam o acesso e o atendimento às pessoas com deficiência.
3.1 Barreiras atitudinais;
3.2 Barreiras Comunicacionais;
3.3 Barreiras Físicas;
3.4 Barreiras Programáticas.
4. Estratégias para comunicação acessível, eficaz e respeitosa às pessoas com deficiência
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Contextualizar o tema em discussão
Apresentar os conceitos básicos envolvidos;
Discutir os diferentes obstáculos para o acesso das pessoas com deficiência, com ênfase na realidade local.
Definir estratégias para uma comunicação acessível, eficaz e respeitosa.
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4hs
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2º Encontro.
09/08/2024
13hs às 17h00min
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5. Simulação de Atendimento: Casos Reais.
6. Discussão em grupo sobre as experiências na simulação de atendimento.
7. Encerramento e Compromissos (1 hora)
7.1 Como tornar nosso ambiente de trabalho mais inclusivo.
7.2 Como tornar nossa sociedade menos excludente.
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Propiciar experimentação de situações concretas.
Quanto ao atendimento de pessoas com deficiência.
Proporcionar reflexão e análise dos exercícios realizados.
Definir medidas que contribuam para uma realidade mais inclusiva.
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4hs
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CARGA HORÁRIA TOTAL
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8 horas aula
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