Sessão foi realizada nesta quarta, 16, sob a presidência do des. Roberto Gonçalves de Moura
Durante a 14ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada nesta quarta-feira, 16, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargador Roberto Gonçalves de Moura, destacou a participação do Judiciário paraense na Semana Nacional da Saúde no Poder Judiciário — uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que reafirma o papel do Judiciário na promoção da dignidade e do bem-estar social.
Foram diversas as ações realizadas ao longo da semana, com cerca de 1,2 mil atendimentos registrados em serviços de saúde, cidadania e orientação jurídica. Entre as atividades, destacaram-se a Feira da Saúde, promovida na Usina da Paz do Guamá, em Belém, sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), liderado pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, com o apoio do Comitê Estadual de Saúde, coordenado pela juíza Kátia Parente Sena.
O presidente também destacou o sucesso da Expedição Justiça – Cidadania sem Fronteiras, realizada na Comarca de Oriximiná: uma ação robusta, interinstitucional, que alcançou mais de nove mil atendimentos em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas — reafirmando o compromisso com uma Justiça acessível, presente e humanizada.
“A todos os(as) envolvidos(as) — magistrados, magistradas, servidores, servidoras, parceiros(as) e voluntários(as) — o meu agradecimento. São essas ações que dão sentido à palavra Justiça e que nos lembram, sempre, que cuidar da saúde, promover a cidadania e garantir direitos é também uma forma de fazer Justiça com sensibilidade e respeito”, destacou.
Boas-vindas – Durante a palavra facultada, o desembargador Roberto Gonçalves de Moura registrou as boas-vindas ao novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Alexandre Tourinho, que assume a chefia da instituição para o biênio 2025–2027.
“Alexandre Tourinho inicia essa nova etapa com uma trajetória construída com firmeza, comprometimento e um profundo conhecimento jurídico — algo amplamente reconhecido por todos que acompanham sua caminhada no Ministério Público. Eleito com expressiva votação, carrega consigo a legitimidade do apoio da classe e o respeito das instituições que compõem o sistema de Justiça”, ressaltou o desembargador.
Durante a sessão, desembargadores e desembargadoras também foram chamados a participarem do curso “Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia, Reflexões e Práticas no Âmbito do Poder Judiciário”, que está com as inscrições abertas até esta quinta-feira, 17. Ministrado pela Escola Judicial do Poder Judiciário (EJPA), o treinamento tem pontuação no prêmio CNJ 2025 e é direcionado para magistrados e, magistradas de 1º e 2º grau e para servidores(as).
Ao final da sessão, o presidente também desejou a todos(as) os(as) magistrados(as), servidores(as) colaboradores(as) e jurisdicionados(as) uma feliz e abençoada semana de Páscoa.
Descrição da Imagem
#ParaTodosVerem#PraCegoVer
Fotografias em carrossel: A primeira foto homem branco, sentado, usando toga e óculos e bandeiras ao fundo.A segunda imagem mostra três homens sentados usando toga e o homem do meio diante do microfone com papéis nas mãos e ao fundo, imagem de dois homens passando em uma grande TV de led. A terceira foto mostra um grande salão com váras pessoas sentadas em em suas mesas em formato de U e ao fundo uma grande TV de Led com um homem projetado. A quarta imagem mostra mulher branca sentada, usando toga e falando ao microfone