Vinte e seis equipes contabilizaram mais de 7 milhões de passos
Mais de sete milhões de passos foram contabilizados durante o desafio “10K Passos em 30 dias: Saúde em Movimento”, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio da Coordenadoria de Saúde. Executado entre os dias 13 de março e 12 de abril, o projeto consistiu em incentivar hábitos saudáveis entre os servidores, magistrados e terceirizados.
A iniciativa mobilizou 26 equipes, com até cinco integrantes cada, que registraram diariamente seus passos por meio de formulário. O desafio era cada participante caminhar dez mil passos por dia, promovendo a saúde física e mental dos envolvidos. Ao final do período, foram contabilizados 7.829.940 passos.
O educador físico Marcelo Moraes, da Coordenadoria de Saúde, explicou que o objetivo foi promover a saúde e o bem-estar do corpo funcional, por meio do incentivo da atividade física. “Com o engajamento e a dedicação dos participantes, alcançamos um marco impressionante de mais de 7,8 milhões de passos acumulados ao longo do desafio. Este resultado demonstra o comprometimento dos servidores em priorizar sua saúde e bem-estar, incorporando a caminhada em sua rotina diária”, comemorou.
Marco – O desafio impactou a vida de quem participou, como foi o caso das servidoras Gabriela Aquino e Claudia Larissa (integrantes da equipe “Girl’s Power”), que, no total, registraram 703.207 passos. “O desafio representou uma superação mútua e marcou o início de uma vida mais ativa, com maior disposição — tanto para as atividades do cotidiano quanto para o desempenho no trabalho”, afirmaram.
Os benefícios relatados incluem redução de glicose e colesterol, aumento da disposição e fortalecimento de vínculos entre colegas. A equipe “Eu Quero” destacou a troca de experiências entre os participantes, enquanto Davidson e Bruno, da equipe “Bike Prédio Sede”, associaram a caminhada à prática de exercícios e mudanças alimentares. Bruno perdeu cinco quilos e Davison, um quilo.
O participante Vitor Hugo, do “Bloco do Eusozinho”, aprovou o projeto. “Alcancei a marca de 323.845 mil passos no período, superando a meta proposta. Parabenizo a Coordenadoria de Saúde pela iniciativa, que demonstra comprometimento com a promoção do bem-estar físico e mental dos servidores. A adoção de práticas saudáveis no ambiente de trabalho, e fora dele, contribui diretamente para uma rotina mais equilibrada e produtiva”, declarou.
A ação ainda contou com a participação das juízas Flávia Oliveira do Rosário e Betânia Pessoa.