Evento preparatório à COP 30 reuniu autoridades do Estado e do Judiciário
O ouvidor agrário do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador José Antônio Ferreira Cavalcante, representou a Presidência do TJPA, nesta segunda-feira, 7, da Conferência de Alto Nível da ONU sobre Segurança Humana e Justiça Climática. O evento preparatório à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) foi presidido pelo governador do Pará, Helder Barbalho. O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, foi o presidente de honra das discussões.
Promovido pelo Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), com auxílio do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o encontro ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
A Conferência tem como objetivo contribuir para a COP 30 por meio do debate e formulação de políticas integradas de governança e cooperação multilateral. A iniciativa busca reduzir os impactos humanos decorrentes das mudanças climáticas extremas e acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, reforçando o cumprimento dos compromissos assumidos no Acordo de Paris, com ênfase na proteção da Amazônia.
A programação contou com a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi; do procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, César Mattar Jr.; do promotor de Justiça e diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), José Edvaldo Pereira Sales; e do coordenador-geral do Coplad, Edmundo Oliveira.
A conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir questões essenciais, como Direitos Humanos e Direitos da Natureza, com destaque para temas como Justiça Climática, criminalidade na Amazônia, Cidade Inteligente e desenvolvimento de comunidades carentes na Amazônia.