Promovido pelo CNJ, o FestLabs Nacional ocorrerá entre os dias 2 e 5 de setembro
Belém será palco de um dos eventos mais importantes do calendário da inovação no Judiciário brasileiro: o FestLabs Nacional, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de setembro. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro marcará o encerramento da série de eventos regionais realizados ao longo do ano e será o momento de consagração das iniciativas mais inovadoras do país, com a entrega do Prêmio de Inovação 2025.
A premiação reconhecerá ações de destaque nas áreas de gestão, tecnologia judicial e serviços judiciais, promovendo uma cultura de modernização e eficiência nos tribunais brasileiros.
Antes do encontro nacional em Belém, os FastLabs Regionais percorrerão diversas regiões do país. A primeira parada será no Maranhão, nos dias 24 e 25 de abril, reunindo tribunais da região Nordeste. Com o tema “Resgatando a inovação, conectando o futuro”, o evento visa promover o intercâmbio de boas práticas, incentivar soluções inovadoras e debater os desafios específicos de cada localidade.
Além do Maranhão, o circuito de encontros regionais passará por Foz do Iguaçu (PR), em maio, e por Cuiabá (MT), em junho, respectivamente representando as regiões Sul e Centro-Oeste. O FastLabs Nacional, em Belém, consolidará os aprendizados regionais e lançará novas diretrizes para o futuro da inovação no sistema de Justiça.
Além dos encontros presenciais, a Caravana Virtual dos Laboratórios de Inovação segue com apresentações de boas práticas. A última edição da série destacou o trabalho do Laboratório Ideias, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que desde 2019 vem desenvolvendo soluções para reduzir judicializações desnecessárias e racionalizar o uso de recursos públicos.
Laboratório Pai D’Égua - A escolha da capital paraense para sediar o evento reflete não apenas sua importância estratégica, mas também o reconhecimento do protagonismo da região Norte nas iniciativas inovadoras do Judiciário. No Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), o Laboratório de Inovações Pai D’Égua está à frente de projetos relevantes para o Judiciário paraense, como o Projeto Justiça Sem Fronteiras.
Por meio do Laboratório Pai D’Égua, já foram implantados 49 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em localidades de difícil acesso do Estado do Pará. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à justiça e à cidadania em municípios, distritos e vilas que enfrentam barreiras geográficas ou que não tenham estrutura do Poder Judiciário.