Ferramenta vai aprimorar a análise de mídias processuais no Judiciário paraense
A Inteligência Artificial Zeus IA foi destaque no primeiro evento da série Tech Talks, promovido pela Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará (EJPA). Lançada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Roberto Gonçalves de Moura, durante o encontro, a ferramenta tem como objetivo aprimorar a análise de mídias processuais no Judiciário paraense. O evento ocorreu na última quarta-feira, 2, e está disponível na íntegra aqui.
O Tech Talks contou com a participação dos especialistas João Valério Júnior, juiz e especialista em Jurisdição Inovadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam); Rodrigo Lima, analista do TJPA e mestre em Ciência da Computação; Ivan Oliveira, analista do TJPA e engenheiro da computação; Rômulo Albuquerque, analista do TJPA e especialista em DevOps; e Jorge André Abdon, analista do TJPA e especialista em infraestrutura e segurança.
Segurança – O juiz João Valério Júnior apresentou uma visão geral e uma demonstração prática do Zeus IA, enfatizando sua capacidade de transcrever automaticamente falas de audiências gravadas, identificar interlocutores e gerar resumos dos principais pontos discutidos. Ele ressaltou que a ferramenta opera com segurança, sem nuvem externa, alinhando-se às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e às normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Rodrigo Lima destacou o potencial da ferramenta em otimizar o tempo dos magistrados(as) e servidores(as), permitindo uma análise mais eficiente das mídias processuais. Ivan Oliveira complementou, explicando as funcionalidades técnicas da ferramenta e como ela pode ser integrada aos sistemas já existentes no TJPA.
A EJPA já disponibiliza um curso autoinstrucional intitulado "Zeus IA: Boas Práticas para Audiências no Mundo Digital", com carga horária de dez horas, para capacitar magistrados(as) e servidores(as) no uso eficaz e responsável da solução de inteligência artificial. O curso aborda desde a introdução ao Zeus IA até a proteção de dados sensíveis com base na LGPD e os benefícios do uso da ferramenta para o Judiciário estadual. Para mais informações, clique aqui.