1ª Vara da Infância e Juventude apresenta prévia de programação alusiva à data
A diretora-geral da Escola Judicial do Pará (EJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, recebeu a juíza Rubilene Rosário, da 1ª Vara da Infância e da Juventude, nesta sexta-feira, 28, para o planejamento das políticas institucionais que irão ocorrer em alusão ao Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio.
Entre as ações previstas, está o seminário “Desafios na Adoção de Crianças e Adolescentes”, que tem como principal objetivo promover discussões e capacitações acerca dos principais entraves no processo de adoção.
O público-alvo são profissionais da rede de atendimento à infância municipal e estadual, da rede de saúde pública e particular municipal, além dos grupos de apoio à adoção, magistrados e magistradas, servidores e servidoras, assistentes sociais, psicólogos e membros do Ministério Público do Estado, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Parcerias - Durante o encontro, foram discutidos ainda projetos que serão executados ao longo deste ano pela 1ª Vara da Infância e da Juventude, entre eles workshops e campanhas sobre temas como trabalho infantil, adoção e uso inadequado das telas. Também no mês de maio haverá uma caminhada no Parque Estadual do Utinga, com a presença de todos os órgãos e instituições que firmaram parceria, contribuindo para a concretização das iniciativas referentes ao Dia da Adoção.
A juíza Rubilene Rosário ressalta a importância das ações e sua expectativa para as programações: “Os eventos são de fundamental importância para o aprimoramento técnico de todos os envolvidos. Queremos, com estas ações, gerar impacto positivo no esclarecimento de todos e todas quanto ao instituto da adoção, aumentando o número de pretendentes, qualificando o Sistema de Justiça e, por consequência, melhorando a prestação jurisdicional”.