Edição 33 foi lançada nesta quinta, 27, em cerimônia no Museu Judiciário
A desembargadora Marta Inês Antunes Lima foi homenageada pelo Poder Judiciário do Pará com a publicação da edição 33 da série Perfil dos Magistrados, lançada nesta quinta-feira, 27.
Na sede do Museu Judiciário Estadual Des. Agnano de Moura Monteiro Lopes, a solenidade de lançamento reuniu familiares, magistrados, magistradas, servidores e servidoras, autoridades públicas, amigos e familiares que prestaram homenagens à desembargadora. A atividade fez parte da programação de reabertura do Museu Judiciário, que fica localizado na avenida Nazaré, 582, esquina com a travessa Rui Barbosa.
A série Perfil dos Magistrados homenageia a trajetória de autoridades que atuaram na Corte de Justiça do Estado do Pará, relata a biografia e a vida profissional dos(as) homenageados(as), além de reunir documentos relevantes, como discursos e acórdãos.
A desembargadora Vânia Lúcia Carvalho da Silveira representou a Corte no evento e ressaltou a relevância da série histórica – e também o legado da magistrada: “A escolha dos homenageados – alternando-se entre magistrados falecidos e vivos – é prerrogativa do Pleno do Tribunal, cabendo à Comissão a iniciativa de provocar essa escolha, garantindo que a memória de nossos juristas permaneça viva e inspiradora para as futuras gerações”.
Qualidades – Vânia Lúcia disse ainda que foi uma grata satisfação materializar esse trabalho com o lançamento do perfil da desembargadora Marta Inês, “uma magistrada cuja trajetória dignifica a história da Justiça paraense. Seu legado de dedicação, integridade e comprometimento com a magistratura é um exemplo perene para todos nós, e sua inclusão nesta série é um reconhecimento merecido de sua contribuição inestimável ao Judiciário”, frisou.
A desembargadora Marta Inês agradeceu pela presença de todos e de todas e disse se sentir muito amada e muito querida, ao receber uma homenagem tão significativa.
A magistrada recebeu homenagens musicais dos servidores Walter Duarte, Nelson Bittencourt e Pedro Henrique, com duas canções: “Carinhoso”, de Pixinguinha; e “Ao pôr do sol”, de Firmo Cardoso e Dino Souza.
Ao final da programação, um exemplar de cada publicação, disponível no portal do TJPA, foi entregue aos(às) participantes da solenidade. O conteúdo em audiobook do livro está disponível no Youtube, pelo link: www.youtube.com/watch?v=Na8TF2cSn1U
A desembargadora também ofereceu para os presentes exemplares dos dois livros de sua autoria: “A força de um ideal” e “Reminiscências”.
Participaram da solenidade o desembargador José Antônio Ferreira Cavalcante; o promotor de Justiça do Ministério Público do Pará Domingos Sávio Alves de Campos; o diretor de Departamento de Documentação e Informação, Rodolfo Silva Marques; e a chefe do Serviço de Museu e Documentação Histórica; Leiliane Sodré Rabelo.
Galeria – A série Perfil dos Magistrados resgata parte da trajetória do Judiciário Paraense por meio da história de seus personagens, destacando figuras notáveis que contribuíram significativamente para a construção e evolução da magistratura no Estado. Mais do que uma homenagem aos integrantes da Corte, a iniciativa também se consolida como uma importante fonte de pesquisa, registrando aspectos relevantes da história do Pará. A primeira edição foi publicada em 1994, em tributo póstumo ao Desembargador Raymundo Nogueira de Faria.
Anualmente, a escolha dos magistrados e magistradas a serem homenageados ocorre em sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Seguindo a alternância entre um magistrado vivo e outro já falecido, são selecionados quatro desembargadores ou desembargadoras, conforme as diretrizes estabelecidas pelas Resoluções nº 021/ 1994 e nº 020/ 2011.
A coordenação da publicação está a cargo da Comissão de Súmula, Jurisprudência, Biblioteca e Revista (CSJBR), atualmente presidida pelo desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, e conta com o apoio da Comissão de Gestão da Memória do Poder Judiciário do Pará, presidida pela desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias.
O conteúdo é produzido pelo Serviço de Museu e Documentação Histórica, unidade vinculada ao Departamento de Documentação e Informação da Secretaria de Administração do TJPA, responsável pela pesquisa e pelos procedimentos metodológicos que dão forma à obra.