Itens receberão destinação adequada para diminuir os impactos ao meio ambiente
Início de ano é sinônimo de compra de material escolar para muita gente. Mas o que você faz com o material do ano anterior que não tem mais utilidade? Muitos produtos são compostos de grande quantidade de plástico e também precisam receber destinação correta para diminuir os impactos negativos ao meio ambiente. Diante dessa realidade, o Judiciário, por meio do seu Núcleo Socioambiental, decidiu incluir esses itens ao seu programa de coleta seletiva, disponibilizando seus Ecopontos para arrecadação de material no prédio-sede, Fórum Criminal e Escola Judicial.
“Buscamos ressignificar a ideia de ‘lixo’, despertar na população que 80% de tudo que é consumido pode ser reciclado e que por via reflexa impactará na limpeza de nossa cidade e na melhoria da qualidade de vida, vivemos em um ecossistema. ‘Não existe jogar fora’, tudo permanece aqui”, explica a coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Evelise Rodrigues.
Além disso, o descarte correto também é transformado em fonte de renda aos catadores de materiais recicláveis. Livros, cadernos, materiais de escrita que após devida triagem seguem para reciclagem proporcionando vida digna a muitas famílias. Já o que não é de interesse das cooperativas, recebem outra destinação. “Os materiais de escrita são nossa grande preocupação, pois em sua maioria são fabricados com diferentes tipos de plásticos, sendo considerados de difícil reciclabilidade, não havendo interesse pelas cooperativas locais, tornando-se rejeito. Contudo, se o item for descartado em nossos totens ‘Papa Canetas’, daremos um destino adequado e eles se transformarão em bancos, lixeiras e cones de trânsito”, revela a coordenadora do Núcleo.
A escola Peteleco foi um dos estabelecimentos de ensino que aderiu ao projeto e entregou 355 itens de escrita “Esperamos que este seja exemplo para as escolas do mesmo segmento, estimulando a formação sistêmica dos cidadãos do amanhã”, afirma Evelise Rodrigues.
A ação se inserem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), nos quesitos 4, 12, 13 e 14 (educação de qualidade, consumo e produção sustentáveis, ação contra a mudança global e vida na água), a medida que estimula o consumo responsável, a economia circular em detrimento da linear, onde o material é utilizado e retorna ao ciclo produtivo, poupando o uso de novos recursos naturais e ainda reduzindo as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.
Serviço:
Ecopontos do Judiciário
- Prédio-sede
Endereço: Avenida Alm. Barroso, 3089, Souza, Belém.
- Escola Judicial
Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva,1404
- Fórum Criminal
Endereço: Rua Tomázia Perdigão, 260.
Sempre de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados e domingos, das 7h às 14h.