Objetivo é estimular integrantes do Laboratório de Inovação a propor soluções para a rotina
Integrantes do Laboratório de Inovação Pai D’égua do Poder Judiciário do Pará começaram, nesta segunda-feira, 29, o curso “Visão geral sobre inteligência artificial”, ministrado pelo secretário de informática do TJPA, Márcio Góes, no formato presencial e online. O objetivo é ampliar os horizontes das participantes e dos participantes acerca da inteligência artificial a fim de dar soluções para as demandas do Poder Judiciário.
No primeiro dia do curso, os presentes tiveram uma ideia geral sobre o conceito de inteligência artificial, que é um ramo de pesquisa da ciência da computação que desenvolve dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. O principal objetivo da IA é executar tarefas.
A história da inteligência artificial, com destaque para o grande avanço tecnológico trazido pelas grandes guerras, também foi um dos pontos abordados. no primeiro dia. O assunto voltou a ganhar fôlego nos anos 80 e novo impulso nas décadas seguintes.
O laboratório, coordenado pelo juiz auxiliar da presidência, Charles Menezes, é um ambiente no qual magistradas e magistrados, servidoras e servidores poderão propor soluções inovadoras para superar problemas, dificuldades, entraves do cotidiano que repercutem nos processos internos de suas atividades e que poderão resultar em novos serviços e produtos.