Presidência inaugura estrutura na manhã desta terça-feira, 24
O Judiciário do Pará passou a contar com um novo Datacenter Secundário. A entrega da estrutura que abriga os equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ocorreu na manhã desta terça-feira, 24, em cerimônia conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), que tem à frente a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro.
Projetado para ser uma solução robusta e segura, o novo Datacenter, que funciona dentro de um container isolado do prédio, substituirá o Datacenter que se localizava no interior da sede do TJPA, e que funcionava em uma sala adaptada e, portanto, não continha os recursos de segurança necessários. O novo datacenter possui espaço físico adequado para receber o dobro de equipamentos da sala antiga. Adicionalmente, conta com um nobreak de última geração diretamente conectado a um gerador exclusivo para os equipamentos de tecnologia que aprimora a disponibilidade dos serviços digitais do Tribunal.
Em sua manifestação, a presidente falou sobre a importância de acompanhar as transformações tecnológicas e incorporá-las ao serviço público. “A tecnologia da informação passou por intensa aceleração no processo evolutivo nos últimos anos, assumindo papel fundamental em nossas vidas. Nesse interim, pessoas, órgãos públicos e empresas privadas foram instadas e investir, em curto espaço de tempo, em processos automatizados que substituíram ações manuais”, afirmou a desembargadora Célia Regina Pinheiro.
A magistrada também ressaltou que as tecnologias da informação ajudam a tornar o trabalho do Judiciário mais eficiente, como permitir o aumento nos índices de transparência e a maior agilidade aos processos de prestação jurisdicional. “Os investimentos nos datacenters foram cruciais. Além da automatização, eles passaram a ter funções voltadas ao monitoramento, organização e gestão eficiente para o controle das ocorrências diversas, propiciando a tomada correta e tempestiva de decisões”, afirmou.
O TJPA possui a característica própria de funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, quando, em seus plantões judiciais, são realizadas diversas ações de extrema relevância para o jurisdicionado. Assim, a Secretaria de Informática precisava imprimir esforços para manter todos os serviços digitais operacionais pelo maior período temporal possível e com a qualidade necessária para a adequada prestação jurisdicional.
Para garantir um funcionamento ininterrupto, essencial aos serviços prestados à sociedade, o TJPA necessitava de uma estratégia de recuperação de desastres e continuidade do ambiente digital do Judiciário. Justamente com essa finalidade, o novo Datacenter foi projetado para ser uma solução completa para a segurança dos ativos de infraestrutura tecnológica.
O novo Datacenter dispõe de sala de refrigeração de precisão, sistemas de controle por sensores, proteções contra fogo, líquidos e corrosão, controle de acesso biométrico, sistema de monitoramento por imagens 24 horas, além de infraestrutura de rede estruturada para atender e viabilizar um segundo ponto físico de backup.
O projeto está alinhado ao Macrodesafio “Fortalecimento da Estratégia Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação e Proteção de Dados” do Plano de Gestão do Biênio 2021-2023, que tem à frente a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, presidente do TJPA.