O Judiciário do Pará começou a instalar nesta quinta-feira, 5, no prédio-sede, o novo Datacenter Secundário, projetado para ser uma solução robusta e segura para abrigar os equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ele substituirá o Datacenter que funciona no interior do prédio, que opera em uma sala adaptada e não dispõe dos necessários recursos de segurança, como proteção contra incêndios e alagamentos.
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) possui a característica própria de funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, quando, em seus plantões judiciais, são realizadas diversas ações de extrema relevância para o jurisdicionado. Assim, a Secretaria de Informática precisava imprimir esforços para manter todos os serviços digitais operacionais pelo maior período temporal possível e com a qualidade necessária para a adequada prestação jurisdicional.
Para garantir um funcionamento ininterrupto, essencial aos serviços prestados à sociedade, o TJPA necessitava de uma estratégia de recuperação de desastres e continuidade do ambiente digital do judiciário. Justamente com essa finalidade, o novo Datacenter foi projetado para ser uma solução completa para a segurança dos ativos de infraestrutura tecnológica.
O novo Datacenter dispõe de sala de refrigeração de precisão, sistemas de controle por sensores, proteções contra fogo, líquidos e corrosão, controle de acesso biométrico, sistema de monitoramento por imagens 24 horas, além de infraestrutura de rede estruturada para atender e viabilizar um segundo ponto físico de backup.
Abrigado em um container, totalmente independente do prédio, possui espaço físico adequado para receber o dobro de equipamentos da sala atual. Adicionalmente, conta com um nobreak de última geração diretamente conectado a um gerador exclusivo para os equipamentos de tecnologia que aprimora a disponibilidade dos serviços digitais do Tribunal.
O chefe do Serviço de Segurança e Sistemas Básicos da Secretaria de Informática, Fábio Reis, acrescenta que o novo Datacenter poderá ser monitorado de forma remota, viabilizando ações preventivas e tornando mais céleres as medidas reativas em casos de incidentes. “Nos permitirá ganhar tempo e dar respostas mais rápidas”, afirmou.
Após a fase de instalação da estrutura física do Datacenter Container, o chefe do Serviço de Infraestrutura de Rede do TJPA, Denison Soares, informou que as devidas instalações e testes elétricos e lógicos serão realizados para que os equipamentos sejam movimentados e permita, dessa forma, o seu pleno funcionamento.
O projeto está alinhado ao Macrodesafio “Fortalecimento da Estratégia Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação e Proteção de Dados” do Plano de Gestão do Biênio 2021-2023, que tem à frente a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, presidente do TJPA.