O auditório Desembargador Otávio Marcelino Maciel, localizado no prédio da Ouvidoria Agrária do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) foi inaugurado nesta terça-feira, 12. A solenidade teve a presença da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, do ouvidor agrário do TJPA, desembargador Mairton Marques Carneiro, além de desembargadores(as), da equipe de servidores(as) da Ouvidoria e de familiares do desembargador homenageado.
Idealizado pelo desembargador Mairton Carneiro, o auditório Desembargador Otávio Marcelino Maciel tem capacidade para 50 pessoas. Uma dependência do prédio da Ouvidoria foi reformada para abrigar o espaço, que hoje conta com adaptações para mobilidade de pessoas com deficiência, banheiros e segue as premissas básicas das normas e legislações vigentes, visando a melhor funcionalidade, acessibilidade, conforto térmico e soluções ambientais.
O descerramento da placa de inauguração foi feito pela presidente do TJPA, desa. Célia Regina Pinheiro, junto ao ouvidor agrário do TJPA, desembargador Mairton Marques Carneiro, e da filha do desembargador Otávio Marcelino Maciel, Francilena Mônica Maciel. Participaram do evento o decano da Corte, desembargador Rômulo José Ferreira Nunes; a corregedora-geral do estado do Pará, desembargadora Rosileide Maria da Costa Cunha e o desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto.
Desembargador Otávio Marcelino Maciel
Desembargador do TJPA entre 1998 e 2001, Otávio Marcelino Maciel nasceu em Belém, no dia 19 de setembro de 1931. Tomou posse na Magistratura no ano de 1970, na Comarca de Afuá e ascendeu ao Desembargo no ano de 1998. Foi o primeiro Ouvidor Agrário do TJPA, tendo participado também de eventos na área de combate ao tráfico de drogas. Sua aposentadoria ocorreu no dia 19 de setembro de 2001.
O nome do desembargador Otávio Marcelino Maciel foi proposto pelo desembargador Rômulo Nunes, durante a 21ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, no intuito de homenagear o primeiro ouvidor agrário do Judiciário paraense, falecido em 2017. A proposta de denominação foi aprovada unanimemente por desembargadores e desembargadoras do TJPA.
Descrição das Imagens:
#ParaTodosVerem #ParaCegoVer
Carrosel com três fotografias coloridas. A primeira mostra descerramento de placa inaugural realizada por um homem e duas mulheres, todos usando máscaras preventivas à Covis-19. Na imagem seguinte, aparecem homens e mulhereres sentados em auditório com a atenção voltada para adulto que fala ao microfone, tendo às suas costas três estandartes com as bandeiras do Brasil, do Estado do Pará e a do TJPA. A terceira imagem, mostra adultos, homens e mulheres, sentados em auditório, com a atenção voltada para a frente. Todos usam máscaras preventivas à Covid-19.