Índia foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira, 1, durante sessão do Tribunal Pleno
Uma nova ferramenta que será aliada tecnológica para a digitalização e a virtualização de processos no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira, 1, durante a sessão ordinária do Tribunal Pleno pela presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro. A ferramenta, intitulada Índia - Inteligência Artificial de Indexação de Documentos Judiciais, juntamente com Robô Migrador 4.0, aprimorará o Sistema de Digitalização e Virtualização dos Processos do Judiciário paraense.
“O processo de migração de processos físicos para o meio eletrônico é dividido em três grandes fases: Digitalização, Indexação e Migração. Essa ferramenta vai atuar juntamente com o Robô Migrador, que já atua na fase de migração. A Índia é a ferramenta responsável pela fase de indexação, deixando a cargo manual somente a fase de digitalização de processos. Atualmente a Índia reconhece 27 tipos de documentos processuais entre documentos cíveis e criminais e é capaz de identificar com acerto em mais de 90% dos casos, dependendo do tipo de arquivo”, explicou a presidente do TJPA. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Informática do TJPA e é a primeira deste Tribunal a conter Inteligência Artificial.
De acordo com a Coordenadoria de Aplicações da Secretaria de Informática, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitou o compartilhamento do Robô Migrador 4.0 e da Índia a fim de que as ferramentas desenvolvidas pelo TJPA possam auxiliar outros tribunais nas suas migrações processuais.
Funcionamento - A Índia vai atuar na etapa de indexação de processos digitalizados, quando o processo é fragmentado e organizado para que seja incluído de forma padronizada no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). O procedimento de indexação ocorre da seguinte forma: o processo depois de digitalizado, em formato PDF com várias páginas, é inserido manualmente na Índia. A inteligência artificial recepciona o material, analisa todo o arquivo, identifica as partes que correspondem ao mesmo ato, separa em blocos correspondentes e fragmenta em documentos separados.
A indexação é como se fosse um índice ou sumário de uma publicação, na qual o conteúdo está dividido por assuntos. Na Índia, o processo digitalizado em sua totalidade é separado e fragmentado por atos em arquivos, como, por exemplo, Capa, Petição Inicial, Despacho, Manifestação, Sentença, entre outros.
A tecnologia artificial disponibiliza o processo completo em vários arquivos fragmentados e já no formato apropriado para o desempenho de tarefas do Robô Migrador 4.0, que lê, particiona, compacta, converte, assina e exporta para o PJe os arquivos digitalizados, finalizando o processo de migração de processos físicos para o mundo eletrônico.
Descrição da Imagem:
#ParaTodosVerem #ParaCegoVer
Captura de tela com imagem dividida ao meio, estando ao lado esquerdo logomarca onde se pode ler a para Índia, em letras garrafais e em fundo azul. Ao lado direito, vê-se mosaico de magistrados e magistradas do TJPA, durante sessão plenária
Fonte:
Coordenadoria de Imprensa
Texto:
Anna Carla Ribeiro
Foto: null
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o
VLibras
Você pode exibir ou ocultar o componente VLibras
nesta página. Ao exibi-lo, sera possível interagir com textos da
página que serão automaticamente traduzidos em linguagem de libras.
O Tribunal de Justiça do Pará utiliza cookies, armazenados apenas em caráter
temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal
institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de
serviços online, conforme nossa
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
para navegação no site do PJPA. Ao utilizar nossos serviços, você
concorda com esse procedimento.
{{pg}}
Programa Manas
Um Relatório de Atividades será gerado.
Confirme a operação informando os dados a seguir.
Clique em "Gerar Relatório" apenas se tiver certeza da finalidade desta ferramenta.