Cerimônia civil e religiosa teve caráter ecumênico e coroou a iniciativa da Ouvidoria Agrária
Foi uma festa dos sonhos para os 168 casais que participaram da segunda edição do casamento comunitário promovido pela Ouvidoria Agrária do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), no último sábado, 14, na Chácara Meu Pedacinho do Céu, em Santa Bárbara do Pará, município da Região Metropolitana de Belém.
Yasmin Dandara Farias Lima e Luciano da Costa Lima são de Santa Bárbara e têm uma filha de seis anos – Dandara. Após oito anos de convivência, o casal avaliou que estava na hora de se unir “perante Deus e perante o homem”.
“A gente passou por tantas coisas juntos, muitas dificuldades, muitos altos e baixos, mas a gente achou que nada disso foi suficiente pra gente desistir, o nosso amor é mais forte e a gente resolveu declarar a união mais forte ainda com o casamento”, diz Yasmin.
“Estou muito feliz hoje por essa oportunidade que está tendo na minha vida . Pra concretizar esse tempo que temos na terra, tem que se casar perante Deus, nós somos evangélicos, só Deus mesmo pra explicar tudo que estamos sentindo”, completou Luciano.
Ambos evangélicos, Maria de Fátima Ferreira Tavares e Manoel Raimundo Tavares dos Anjos são do bairro do Aurá, em Ananindeua, e namoram há seis meses.
“Eu disse que eu queria casar, até porque somos evangélicos e nós tem que casar na igreja, eu sou batizada e tem que casar mesmo”, afiançou Maria de Fátima.
Manoel relembrou o início do relacionamento, para se declarar. “Foi à primeira vista, eu posso dizer assim esse nosso relacionamento, que eu conhecia ela e me apaixonei verdadeiramente a ponto de nós se encontrar e casar”, disse ele, ao classificar como “muito grande” a emoção, em meio aos risos nervosos se Maria de Fátima. “É a primeira vez e espero que possa durar até que a morte nos separe”, concluiu Manoel.
Promessa - Tiago e Fabiana também são de Santa Bárbara, estão juntos há dez anos, ainda não têm filhos, e resolveram aproveitar a oportunidade do casamento comunitário para selar de vez a união.
“Agradeço a presença de todos, a gente está muito feliz”, resumiu Tiago. “Aqui, foi uma promessa de Deus, que foi dada pra gente, um propósito que a gente fez com o Senhor e Ele honrou, como sempre Deus nunca abandona os seus, então estou muito feliz; esse é um dia encantado, maravilhoso, a gente não esperava tudo isso”.
O ouvidor agrário do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Mairton Marques Carneiro, explicou que o casamento comunitário integra as ações do projeto “Revolução Agrária”, por meio do qual se pretende a fixação das famílias no campo e a pacificação na área rural do Estado, com o fim dos conflitos fundiários.
“A Ouvidoria Agrária efetivamente está trabalhando e quiçá para o ano nós teremos muito mais casais para fixar o homem no campo”, disse o desembargador Mairton, ao informar que o projeto já vem sendo replicado em outros estados da Federação.
Na chácara Meu Pedacinho do Céu, os 168 casais participaram de uma cerimônia civil oficiada pelo diretor do Fórum Cível da Capital, o juiz Sílvio César dos Santos Maria, e depois receberam as bênçãos religiosas dos sacerdotes de seus respectivos credos, o pastor Fred, da Assembleia de Deus do Evangelho Pentecostal, e o padre Leonardo Neves.
A cerimônia teve acompanhamento musical do Grupo Vidas no Altar, da Assembleia de Deus do Furo das Marinhas, em Mosqueiro, regido pelo maestro Genival Nascimento.
Convidados - Também participaram da cerimônia, como convidados, o chefe de gabinete da Governadoria do Estado, Carlos Kayath, representando o governador Helder Barbalho; o prefeito de Santa Bárbara, Marcos Colares; a juíza Maria da Graça Alfaia Fonseca, diretora do Fórum distrital de Mosqueiro; o juiz convocado José Torquato de Araújo Alencar; o juiz André Filo-Creão, da Vara Agrária de Castanhal; o procurador do Ministério Público do Pará, Waldir Macieira, representando o Procurador-Geral de Justiça, César Bechara Nader; a promotora de Justiça Agrária, Ione Nakamura; o deputado Wanderlan Quaresma; Miguel Gualberto, superintendente do Incra; e Raul Ferraz, advogado do Grupo Liberal, representando a empresa. Ao final, todos participaram com seus familiares de um coquetel.
Descrição de Imagem
#ParaTodosVerem#PraCegoVer
Fotografias em carrossel
Primeira forografia: Juíz Silvio Maria ao lado esquerdo celebra casamento comunitário
Segunda fotografia: Casal de noivos se beijam durante casamento
Terceira fotografia: O ouvidor agrário do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Mairton Marques Carneiro,durante seu pronunciamento no casamento. Ao lado esquerdo da Imagem
Quarta fotografia: Casais sentados celebram casamento comunitário