Transformar eventuais inconformidades em oportunidades de melhoramentos, crescimento e evolução administrativa, agregando valor às ações do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Essa é a principal mudança na cultura organizacional do Controle Interno do Judiciário paraense, segundo o titular da Secretaria de Controle Interno da instituição, Tiago Guimarães, segundo o qual essa nova visão rompe com o paradigma anterior, no qual a auditoria interna sempre foi vista como a unidade que procura defeitos no trabalho das outras.
"A nossa função é desfazer essa imagem e, sinceramente, eu acho que a gente tem conseguido, a gente tem sido muito bem recebido pelas unidades auditadas, aqui no Tribunal, e deixa bem claro, através do nosso trabalho, que o objetivo não é encontrar defeitos, muito pelo contrário, os defeitos vão até ser encontrados no trabalho, mas eles não são o fim do trabalho, eles são os meios pra gente buscar melhoramentos, pra gente apresentar soluções para que esse trabalho agregue valorao Tribunal, à instituição", diz Tiago.
A experiência foi compartilhada nesta sexta-feira, 25, com colegas auditores da Comissão de Controle Interno do Ministério Público do Pará, que estiveram em visita à SCI para trocar experiências sobre as atividades comuns, conforme explicou Jefferson Coelho, coodenador da comissão desde outubro do ano passado.
"A intenção é trocar experiências, aprendizado, tentando evoluir de uma maneira conjunta nesse processo de auditoria, que faz parte de um universo maior, que são as políticas de governança voltadas à administração pública. Então, a auditoria, o controle interno, ele é uma instituição extremamente importante para esse amadurecimento da administração pública, então a gente está vendo aqui nessa realidade de estado do Pará, aprendendo e trocando experiências.
Durante a conversa, na sala da SCI, Tiago Guimarães compartilhou com os colegas do MPPA a necessidade de mudança de cultura organizacional. "A auditoria interna do Poder Judiciário tem atravessado uma estrada bem longa de mudança de visão, de como nós somos vistos pelas outras unidades e como nós enxergamos as outras unidades, as formas de abordagem, e eu acho que é dessa forma que eu posso colaborar com o controle interno do Ministério Público, porque nós já temos a experiência. Então, é nesse sentido que a gente está aqui à disposição deles". Participaram da visita os auditores do MPPA Sílvio Trindade e Roseane Noronha.
Descrição da Imagem
#ParaTodosVerem#PraCegoVer
Imagem de reunião entre Servidores e servidoras do SCI do TJPA e representantes do Ministério Público.Todos sentados em forma de círculo, usando máscara.