Na busca permanente de aperfeiçoamento da gestão, o Tribunal de Justiça do Pará lançou nesta semana mais dois produtos que visam melhorar e acompanhar o desempenho das unidades judiciárias, tanto no que se refere ao teletrabalho, quanto no desenvolvimento do projeto de digitalização. Tratam-se dos painéis
Digitômetro, em que será acompanhada a medição (e evolução) de quantitativo de processos digitalizados por cada unidade judiciária, e
Gestão de Atividades, que vai acompanhar as atividades desenvolvidas pelos servidores no regime de teletrabalho, verificando a produtividade funcional. Para acessar os paineis, os servidores precisam digitar login e senha.
“Em detalhe, esses dois painéis vão ser lançados e serão integrados ao nosso Painel de Gestão Judiciária que é comumente conhecido como Painel do IEJud (Índice de Eficiência Judiciária). Nesse painel terão todas as informações, além dos dados do IEJud e do conteúdo extra, onde se tem informações de movimento de gabinete, de audiência e outros dados relevantes. Agora vão estar lá mais esses dois paineis, o Digitômetro e o de Gestão de Atividades de servidores”, explicou o juiz auxiliar da Presidência do TJPA, Geraldo Neves Leite.
Conforme destacou o magistrado, o Digitômetro foi desenvolvido pela Coordenadoria de Estatística do TJPA “com dados que constam em nossa base de dados, de informações referentes aos processos digitalizados pelas centrais de digitalização e também pelas unidades judiciárias. No Digitômetro teremos informações do número de processos que ainda constam no sistema Libra, processos físicos, como meta a ser digitalizada e o número de processos que, até determinado momento foram digitalizados. Então o objetivo é acompanhar a evolução do número de processos digitalizados ao longo do tempo”.
Teletrabalho – Quanto ao Painel Gestão de Atividades, será uma ferramenta que auxiliará na verificação da produtividade dos servidores. “Será possível ter informações comparativas do desempenho dos servidores no tempo, ou seja o desempenho do servidor comparado a ele mesmo em determinado tempo, se ele está produzindo mais ou se está produzindo menos em termos de tarefa e movimentos processuais. Também há a possibilidade de fazer comparação entre servidores que desempenham o mesmo tipo de trabalho. A Gestão de Atividades é também uma ferramenta que permite fixar uma meta de desempenho de produtividade pelo gestor da unidade e essa meta poderá ser acompanhada tanto pelo gestor quanto pelo próprio servidor”, explicou Geraldo Leite.
O juiz Caio Berardo, que está à frente da Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJPA, ressaltou que o Painel permite um monitoramento das atividades que estão sendo feitas pelo servidor mesmo a distância. “Ele tem uma função na qual o gestor, juntamente com o servidor, combinam uma meta de trabalho. Essa meta é inserida no sistema e a partir daí vai se monitorando o seu cumprimento. Esse ajuste da meta é algo feito em conjunto com o servidor de forma que não se cobre o trabalho de forma excessiva e ao mesmo tempo se atinja aquilo que é possível para cumprir a prestação jurisdicional”.
Com o sistema, o gestor terá acesso às distribuições por tarefa de cada servidor, além do gráfico da evolução ao longo do ano e a meta estipulada. Poderá, também, analisar cada movimento ou tarefa que o servidor fez ao longo do tempo (que pode ser contado em dia, semana, mês ou ano) e a sua evolução.
O diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Estatísticas do TJPA, Jonelson Dias, afirmou que o Tribunal vem buscando o aprimoramento da Gestão, com a utilização de ferramentas de Business Intelligence - BI, para a construção de painéis e relatórios que contribuam e agilizem a análise e o processo de tomada de decisão.
“Essas ações estão alinhadas às diretrizes da presidência do TJPA, em utilizar novas tecnologias como ferramentas de gestão. Nesse sentido, serão disponibilizados os Painéis de Gestão de Atividade, para gerenciamento das atividades dos servidores em Teletrabalho e auxílio na gestão dessa modalidade e também o Digitômetro, para acompanhar a evolução da digitalização dos processos físicos. Em termos estratégicos é muito comum utilizarmos metas, e essas ferramentas auxiliam a gestão a visualizar o andamento e o cumprimento de tais metas estabelecidas e, se necessário, agir para corrigir eventuais distorções”, finalizou, informando que os painéis deverão estar disponíveis através de links específicos dentro do Painel de Gestão Judiciária, que já está em uso.