A Coordenadoria de Estatística foi instituída pela Lei Estadual nº 6.850 de 02 de maio de 2006 com o objetivo de auxiliar o poder judiciário do estado do Pará na tomada de decisão. Essa necessidade era bastante evidente a partir do momento que se observava a necessidade de se adotar de forma padronizada técnicas para coleta, organização, interpretação, análise e apresentação dos dados.
Em 2007 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou as Resoluções 46 e 49 de 18 de dezembro, em que ambas versavam em seus documentos sobre a importância de uma unidade administrativa nos tribunais com a função de gerir essas informações. Mas foi a Resolução 76 de 12 de maio de 2009, também publicada pelo CNJ, considerado o maior avanço na reafirmação do papel dos dados estatísticos no processo decisório, definindo indicadores, instituindo um sistema de estatística para concentração e consolidação dos dados do Poder Judiciário do país.
Dentre as principais atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Estatística temos:
Justiça em Números: alimentar anualmente, nos sistemas do CNJ, todas os dados quantitativos inerentes ao PJPA que abrangem mais de 300 variáveis e indicadores relativos à Estrutura, Insumos e Dotações, Litigiosidade, Recorribilidade, Acesso à Justiça etc.
Módulo de Produtividade: acompanhar e analisar a coleta das variáveis realizada pela Secretaria de Informática e de fomentar a base de dados do CNJ, referente as produtividades das serventias judiciais e dos magistrados do PJPA.
Painéis gerenciais: as plataformas oferecem o diagnóstico de desempenho conforme a demanda da unidade solicitante oferecendo dados com gráficos e tabelas, demonstrando dados com indicadores.
Outras demandas: a Coordenadoria também é responsável pela elaboração dos relatórios de produtividade inerentes aos eventos promovidos em prol da realização de mobilizações, sejam os organizados pelo CNJ, como a Semana Nacional de Conciliação, ou os realizados pelo PJPA. Também atua na apuração de pesquisas realizadas por intermédio de questionários ou formulários. Atende os mais variados setores administrativos e judiciais do PJPA, produzindo informações de assuntos específicos para a imprensa e para o cidadão.