Ação prevê audiências cíveis e criminais
A Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) promove a Jornada de Conciliação, Instrução e Julgamento na Vara de Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Bragança, no nordeste paraense. A juíza titular Cinthia Walker coordena a ação nos dias 27, 28 e 29, com audiências cíveis e criminais. O objetivo é agilizar a prestação jurisdicional e buscar soluções para os processos de forma pacífica, conciliada, com as próprias partes construindo um acordo.
Na última semana, entre os dias 19 e 22, a Jornada de Conciliação, Instrução e Julgamento esteve na Comarca de Cametá, quando realizou 396 audiências (86,46% de efetividade). Foram finalizados 345 processos, entre sentenças de mérito, acordo, extinção e desistência.
A Jornada de Conciliação, Instrução e Julgamento é um projeto da Coordenadoria de Juizados Especiais, em parceria com a Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Central de Atermação e Distribuição (CAD), Defensoria Pública do Pará e Ministério Públicco do Pará.