A Jornada de Conciliação, Instrução e Julgamento realizada de 19 a 22 de agosto, na Comarca de Cametá, realizou 396 audiências (86,46% de efetividade). Foram finalizados 345 processos, entre sentenças de mérito, acordo, extinção e desistência.
Foram selecionados para a ação, prinicpalmente, processos de idosos contra instituições bancárias. As ações tramitavam na 2ª Vara Cível de Cametá, que tem como titular o juiz José Matias Santana Dias. As ações eram originárias de questões envolvendo empréstimos consignados, cartões de crédito, cobranças indevidas e outras relações bancárias. Conforme o juiz Jacob Farache, as atividades de conciliação em ações concentradas têm alcançado cerca de 80% de acordos dentre as audiências realizadas.
A jornada de conciliação é um projeto da Coordenadoria de Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em parceria com a Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Central de Atermação e Distribuição (CAD).
Os trabalhos foram executados na 2ª Vara de Cametá por equipe da coordenadoria dos Juizados especiais e servidores da Comarca, com coordenação dos juízes José Mathias e Jacob Arnaldo Campos Farache.
O objetivo foi agilizar a prestação jurisdicional e buscar soluções para os processos de forma pacífica, conciliada, com as próprias partes construindo um acordo.