O encerramento da Semana Estadual da Conciliação reservou momentos especiais para 47 casais, que participaram de uma cerimônia de casamento coletiva, organizada pelo Judiciário paraense. A esteticista Maria Ionete Alves de Almeida e o operador de máquina Alcival Cardoso foi um dos casais que vivenciaram esse momento, e já aguardavam há algum tempo a oportunidade de oficializar a união. “Me sinto muito feliz. Ela com certeza é a pessoa que eu escolhi. Agora é só crescermos juntos”, destacou Alcival Cardoso. A cerimônia conjunta ocorreu no último sábado, 15, no auditório Agnano Monteiro Lopes, no Fórum Cível de Belém, e foi foi organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupeme) do Tribunal de Justiça do Pará.
A esteticista Maria Ionete contou, orgulhosa, como nasceu essa história de amor. “Tem muitos anos que a gente se conhece. Como a vida dá várias voltas, a gente ficou cinco anos sem nos ver, nos reencontramos e começamos a namorar. Fomos amigos por 19 anos. Quando nos revemos, começou a amizade de novo e em três semanas estávamos namorando. Faz uns dois anos que resolvemos morar juntos. Hoje estamos reafirmando esse relacionamento. Depois que a gente passa a se conhecer melhor, a gente já tem certeza do que quer”.
Já o casal Ivana Miranda e Marcos Castro finalmente puderam oficializar 14 anos de relacionamento. “Foi uma história muito linda de amor. Agora estamos compartilhando esse momento único, que é o nosso casamento. É uma forma de congratular o nosso amor”, explicou Ivana.
O evento marcou o encerramento da programação da Semana Estadual da Conciliação e ocorreu em parceria com o Cartório Guedes de Oliveira. Celebraram a cerimônia a diretora do Fórum Cível de Belém, juíza Margui Gaspar Bittencourt, a juíza da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Belém, Ana Lúcia Bentes Lynch, e a juíza da 4ª Vara de Família de Belém, Eliane Figueiredo. A Semana de Conciliação foi organizadaa pelo Nupemec, que tem à frente a desembargadora Dahil Paraense.
Durante a cerimônia, a juíza Margui Bittencourt conversou com os casais e os orientou a respeito do matrimônio. Ela lembrou a eles dos deveres do casamento perante o artigo 1566, do Código Civil Brasileiro: fidelidade; vida em comum no domicílio conjugal; mútua assistência; sustento, guarda e educação dos filhos; respeito e consideração mútuos. “Encerrados os cinco deveres da lei, gostaria de ressaltar o amor. Continuem a cultivar e a fortalecer o amor de vocês. Certamente foi isso que fez vocês estarem aqui na manhã deste sábado”, afirmou a magistrada.
Na ocasião, a coordenadora em exercício do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Antonieta Mileo, ressaltou que mais uma edição da Semana Estadual da Conciliação encerra através da celebração do amor. “É um evento que tem por finalidade a difusão da cultura de paz, evitar a judicialização, evitar o litígio dos processos que já estão em andamento, buscar a consensualidade para a solução do conflito. Encerramos com um momento muito especial, que é o casamento comunitário. É uma forma de celebrar o amor. Que a gente possa ter sempre esse amor no coração da gente”, afirmou.