Atividades estão inclusas na Semana Estadual de Conciliação
A Comarca de Redenção programou a realização de 188 audiências para a Semana Estadual de Conciliação, abrangendo processos que tramitam nas 1ª e 2ª. Varas Cível e Empresarial e a Vara dos Juizados Cível e Criminal. Em cerimônia realizada no Fórum da Comarca, no último dia 10 de junho, o diretor do Fórum e juiz titular da Vara Agrária, Haroldo Silva da Fonseca, procedeu a abertura dos trabalhos, os quais seguem até esta sexta-feira, 15. Na ocasião, os participantes assistiram a palestras sobre a importância da conciliação e vídeos sobre o tema. A Semana Nacional de Conciliação está sob a organização do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPA, que tem à frente a desembargadora Dahil Paraense
A programação da semana segue com a realização de 45 audiências pela 2ª vara cível e empresarial, 76 audiências pela 1ª vara cível empresarial e 67 audiências marcadas pela vara dos juizados cível e criminal.
A cerimônia de abertura teve a participação de servidores, advogados, conciliadores e partes. Compuseram a mesa de abertura do evento o defensor público e coordenador da Regional do Araguaia da Comarca de Redenção, Arclébio Avelino da Silva; a vice-presidente da Subseção da OAB de Redenção, Luciana Fin; o promotor de Justiça de Redenção, Leonardo Caldas, a juíza da 1ª vara Cível e Empresarial e juíza Eleitoral de Redenção; Leonila Maria de Melo Medeiros; a juíza da 2ª vara Cível e Empresarial de Redenção, Nilda Mara Miranda Freitas Jácome e o juiz de direito vara Criminal de Redenção, Francisco Gilson Duarte Kumamoto segundo.
Icoaraci
A Vara da Família do Distrito de Icoaraci, também participa das atividades da Semana Estadual de Conciliação com a realização de audiências no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Distrital. Sob a condução da juíza titular da Vara da Família e Diretora do Fórum de Icoaraci, Suayden Fernandes Silva Sampaio, os trabalhos contam com a colaboração dos servidores da Vara de Família, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado do Pará. Foram marcadas 124 audiências e, até esta quinta-feira, 13, já foram homologados 42 acordos com atendimento de 170 pessoas.
Conforme a equipe da Vara, a prática das semanas de conciliações tem dado resultados positivos e garantido o cumprimento das metas do CNJ, com muitos acordos celebrados, coleta de material para exames de DNA e impulsionando os processos garantindo, com isso, a celeridade na prestação jurisdicional, missão do Poder Judiciário.