Nupemec e Cejucs do TJPA participaram das discussões em Goiás
Representantes de Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de todo o Brasil estiveram reunidos em Goiânia (GO) nos dias 11 e 12 deste mês no VIII Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), que, nesta edição, trouxe como tema “Fóruns Multiportas”. O evento teve como objetivo promover discussões sobre as mais modernas técnicas de mediação e conciliação judicial. A desembargadora Dahil Paraense de Souza, coordenadora geral do Nupemec do Tribunal de Justiça do Pará, participou dos trabalhos, acompanhada da juíza Antonieta Miléo, coordenadora de Mediação e Conciliação do TJPA.
A abertura do VIII Fonamec contou com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino, que falou em palestra sobre “Métodos alternativos de resolução de conflitos nas demandas de massa”. O ministro apontou os referidos métodos como necessários e acredita que a mediação e a conciliação são as soluções para desafogar o Judiciário. “Muitas vezes, demandas simples poderiam ser resolvidas sem judicialização. A intenção é que a mediação e a conciliação sejam feitas no período pré-processual”, falou.
Foram abordados durante o evento ainda “O impacto da Política de tratamento adequado de conflitos de interesse como indutora da transformação social”, a “Mediação na recuperação judicial”, as “Percepções de Justiça: Conciliação ou Mediação”, o “Ativismo Judicial”, a “Judicialização da Saúde”, a “Mediação em Cartórios Extrajudiciais”, além de “Ajuizamentos predatórios e litigância de má fé” e “Novas jurisdições para solução de controvérsias”.
Ao final do evento, o Fonamec elegeu seus novos dirigentes, sendo escolhido como presidente o juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Alexandre Lopes de Abreu. Como 1º vice-presidente foi eleito o desembargador Raduan Miguel Filho, de Rondônia; e 2ª vice-presidente, a desembargadora Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, do Distrito Federal. A cerimônia foi conduzida pelo até então presidente, juiz Paulo César das Neves, diretor do foro de Goiânia e coordenador adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO.
O Fonamec tem como objetivo aperfeiçoar – por meio da troca de experiências – os métodos consensuais de solução de conflitos. O Fórum é composto pelos Coordenadores dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) dos Estados e do Distrito Federal e pelos magistrados dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).