Novos conciliadores judiciais estão sendo capacitados para atuar em Parauapebas, no sudeste do Pará. Ao todo, 24 alunos participam desde a última segunda-feira, 25, do 2º Curso de Formação de Mediadores realizado na Comarca do município. A capacitação, que segue até a próxima sexta-feira, 29, tem o objetivo de aprimorar e difundir a política de resolução de conflitos por meio do acordo, além de multiplicar o número de mediadores na região.
O curso aborda assuntos como princípios formadores da mediação, teoria e prática, além de um panorama da mediação judicial. A carga é de 40 horas. Depois da fase teórica, os alunos cumprirão 60 horas de aulas práticas. O curso é ministrado pelos instrutores Nazaré das Neves, Maria Yvone de Oliveira e Lucyan Victor Chaves, membros do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec). Coordenado pela desembargadora Dahil Paraense de Souza, o Nupemec é a unidade articuladora de todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Atualmente, há Cejuscs instalados em Belém, Santarém, Paragominas e Parauapebas.
Os 13 alunos que concluíram o 1º Curso de Formação de Mediadores, realizado em janeiro de 2015, na Comarca de Parauapebas, receberão os seus certificados em fevereiro.