Evento ocorrerá nesta segunda-feira, 9, das 14h às 18h
A Comissão Sistema do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) estará no CESUPA, nesta segunda-feira, 5, para apresentar os conceitos e as técnicas do Direito Sistêmico para os estudantes da faculdade. A apresentação ocorrerá no auditório do Cesupa da avenida Alcindo Cacela, das 14h às 18h.
Já na terça-feira, os acadêmicos poderão conferir na prática a aplicabilidade da técnica durante o “Mutirão Sistêmico”, que promoverá palestra e atendimento pré-processual no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Cesupa.
O Direito Sistêmico é uma área de estudo que consiste em oferecer meios consensuais para a resolução de demandas, aplicando a Constelação Sistêmica nos conflitos. A técnica vem sendo aplicada, desde 2017, no Pará, nas Varas Especializadas de Família e Sucessões, nas Varas Especializadas da Infância e Juventude, nas Varas Especializadas da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e nas Varas Criminais especializadas em Crimes contra Criança e Adolescente.
A Constelação Sistêmica é um método psicoterapêutico que revela o que está por traz do conflito, identificando a real percepção do problema e as possibilidades de solução. Referenciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a metodologia pode ser aplicada em qualquer área. O método utiliza bonecos ou pessoas que são movimentadas de acordo com a percepção e sentimentos de quem está sendo constelado. As dinâmicas apontam não só o problema, mas também a solução.
A Comissão Sistêmica, ligada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (Nupemec), funciona sob a supervisão da desembargadora Dahil Paraense, coordenadora do Nupemec, com a coordenação do juiz de direito substituto Agenor Correia de Andrade.