Atividades de cidadania beneficiam comunidade do Aurá
Cerimônia de entrega de certificados e diplomas de honra ao mérito marcou a conclusão de uma etapa de atividades resultantes das parcerias entre o Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça do Pará com diversas instituições e entidades, e que contribuíram para mudar a história de moradores da comunidade do Aurá.
Três dos 13 participantes do Curso de Construção de Fossa Biodigestora oferecido aos pais dos alunos da escola Santana do Aurá receberam o certificado de conclusão das mãos do coordenador do Comitê e vice-presidente do TJPA, desembargador Leonardo Tavares. O curso foi realizado em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, ministrado pelo engenheiro agrônomo Sylvio Araújo. A fossa biodigestora busca minimizar a contaminação do terreno e, consequentemente, da água da comunidade por agentes biológicos nocivos à saúde. Durante o curso, o grupo aprendeu de maneira prática os passos e técnicas para a construção da fossa, que evita a contaminação de lençóis freáticos e ainda produz adubo orgânico líquido.
Também foram entregues certificados a professores e estagiários participantes do Projeto Vivências, que leva atendimento psicológico, de saúde mental e de protagonismo social aos moradores da comunidade, desenvolvido pelo Comitê em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), e a ministrantes e participantes dos cursos de Formação Institucional, Primeiros Socorros Kids e Animais Peçonhentos, realizado em parceria com a Cruz Vermelha.
O desembargador Leonardo Tavares agradeceu aos representantes das instituições o apoio que vem sendo dispensado aos projetos desenvolvidos pelo Comitê, lembrando que cada um dos parceiros é peça integrante e importante nas ações de solidariedade. “Agradecemos a esses parceiros, unidos para dar aos nossos irmãos da comunidade do Aurá oportunidades de emprego e renda de que todos precisam para ter uma vida mais saudável, promover condições para o estudo e crescimento dos filhos, enfim, tornar a vida de cada um mais leve e feliz. Todos merecem ter o principal para viver e crescer com trabalho e dignidade, para o que o passo mais importante é ter conhecimento e saber exercer uma profissão”. O desembargador Jozé Maria Teixeira do Rosário, corregedor de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana de Belém, e a juíza convocada para atuar no segundo grau, Rosi Farias, também estiveram presentes na cerimônia.
O chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, o coordenador do Curso de Psicologia da Unama, Márcio Barra Valente, e o presidente da Cruz Vermelha Nacional no Pará, Jair Bezerra, agraciados pelo Comitê com o diploma de Honra ao Mérito, ressaltaram a importância das parcerias como instrumento de transformação e promoção da dignidade.
Venturieri agradeceu a oportunidade possibilitada pela parceria de disponibilizar cursos e tecnologias à comunidade, como forma de contribuir para a formação profissional e cidadã, considerando que a fossa biodigestora já construída na escola Santana do Aurá permite cuidar do meio ambiente com o tratamento de resíduos sólidos, e também da saúde.
Da mesma forma, Mário Valente destacou duas palavras para significar o momento: encontro e gratidão, ressaltando a união das instituições em prol da comunidade, e a gratidão de participar dessa construção através do Projeto Vivências, permitindo a transformação positiva na vida das pessoas.
Jair Bezerra, por sua vez, falou da relação entre o TJ e a Cruz Vermelha apontando os resultados dessas atividades com a formação de ativistas humanitários, afirmando que as ações desenvolvidas pelo Comitê com o apoio dos parceiros, “que faz o bem sem olhar a quem”, possibilita essa transformação, lembrando que o pouco que se faz representa muito na vida das pessoas.
Imagens AQUI