Mais de 80 magistrados e servidores foram capacitados em 2017
Redenção, no sudeste paraense, será a próxima Comarca a receber, em março, o curso Visão sistêmica – Novo olhar no Judiciário Paraense. A última edição do curso foi realizada na Comarca de Cametá, no período de 15 a 17 de fevereiro, com 26 concluintes qualificados para atuarem nas audiências de forma humanizada e dialogar com as partes litigantes para que construam uma resolução dos conflitos de maneira célere.
O objetivo do curso é formar magistrados e servidores no desenvolvimento auto perceptivo, do outro e das relações que os cercam, com habilidade para aplicação na prática diária, voltada para o Direito e para o Judiciário, a fim de evitar que os processos retornem na forma de recursos.
A visão sistêmica é a capacidade de o profissional enxergar a instituição como um todo, identificando como cada setor se integra, as dificuldades enfrentadas e as relações estabelecidas entre o público interno e o público externo.
Durante o ano passado, foram qualificados cerca de 80 magistrados e servidores nos polos de Bragança, nos dias 24 a 26 de agosto; Xinguara, 14 e 15 de setembro; e em Belém, nos dias 21 e 22 de outubro.
Os próximos cursos serão ministrados na cidade de Santarém, em agosto; em Tailândia (junho); em Marabá (agosto) e retorna para Belém em outubro, com 30 vagas cada um. A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Pessoal do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).