A fachada do prédio sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), na Almirante Barroso, ganhou iluminação rosa e permenecerá assim durante todo o mês. Trata-se da adesão do TJPA ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização e esclarecimentos ao público feminino sobre o câncer de mama.
Além disso, a cor do site do TJPA também está rosa em apoio ao movimento que teve início na década de 1990, em Nova York, na primeira Corrida pela Cura. A cor rosa simboliza um alerta às mulheres, com foco na prevenção da doença através do autoexame e da mamografia a partir dos 50 anos.
O Poder Judiciário do Estado também realizou nesta quinta-feira, 17, palestra com o médico oncologista Williams Barra, que esclareceu formas de prevenir e tratar o câncer de mama. A programação foi organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPA, e faz parte das ações do TJPA em apoio ao Outubro Rosa.
O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres do mundo inteiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável pela morte de 458 mil mulheres todos os anos, e faz 13.225 de vítimas só no Brasil.