Cejusc da Comarca é o primeiro instalado fora da capital
O Tribunal de Justiça do Pará instalou, na manhã desta segunda-feira, 24, no Fórum de Paragominas, o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), daquela comarca. A solenidade foi presidida pela desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, corregedora do Interior, que representou a presidente do TJPA, desembargadora Luzia Nadja Nascimento.
Os Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania atuam em prol da mediação e conciliação de conflitos, ajudando a resolver conflitos de maneira mais célere, ao mesmo tempo em que desafogam o judiciário. Paragominas é o primeiro município a receber o Centro no interior. Em Belém, há três Cejusc: um na Casa da Justiça e Cidadania, que trabalha com questões pré-processuais; e outro que atua em causas processuais, junto às Varas de Família, e o terceiro, que funciona na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz).
O trabalho dos Centros é coordenado pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec), que tem à frente a desembargadora Dahil Paraense, também presente na cerimônia de instalação do Cejusc de Paragominas.
“Este Centro será o nascedouro de inúmeras soluções de conflito. Com a utilização das técnicas da mediação e conciliação, diversas ações judiciais serão evitadas ou finalizadas, diminuindo o número de demandas em curso e contribuindo para a melhoria da atividade judicial “, enfatizou a desembargadora Nazaré Saavedra, durante a instalação do Cejusc. Segundo a magistrada, além de criar na comarca mais uma estrutura na organização administrativa-judiciária, o TJPA promove a “difusão da cultura da conciliação”, conforme orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Cejusc-Paragominas será coordenado pela juíza Shérida Pacheco Bauer, titular da 4ª Vara de Paragominas. Além dela, também participaram da cerimônia de instalação do Cejusc, o juiz titular da 1ª Vara e diretor do Fórum de Paragominas, Luiz Otávio Oliveira Moreira; o prefeito de Paragominas, Paulo Pombo Tocantins; Edney Hernan Medeiros Quaresma, diretor geral da Famac-Unopar, instituição de ensino que assinou termo de cooperação com o TJPA; e alunos dos cursos de Serviço Social, Pedagogia e História receberão cursos de capacitação para atuares como mediadores e conciliadores do Cejusc/Paragominas.