Em setembro, os centros chegam a Paragominas e Abaetetuba
Dando continuidade às ações necessárias para a expansão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), a desembargadora Dahil Paraense, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), firmou parceria com a Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) para a instalação e treinamento de mais um centro de conciliação para demandas pré-processual e processual (Cível e de Família).
Segundo a coordenadora do NUPEMEC, o convênio aproxima a justiça da sociedade, assim como contribui para a formação dos alunos da faculdade, a medida que estimula o exercício da cultura da paz para os futuros advogados. "O advogado atual deve conhecer também essa ferramenta que utiliza a negociação por meio do diálogo como forma de encontrar uma solução para o conflito existente, como é o caso da mediação e a conciliação, a fim de atenderem as novas demandas da sociedade e do próprio poder judiciário", explicou a magistrada.
Com o novo espaço, Belém passará a contar com três centros de conciliação (veja abaixo). A partir do mês de setembro, os centros também começam a ser instalados no interior. A cidade de Paragominas ganhará seu centro no dia 15, enquanto que o de Abaetetuba deverá ser inaugurado no dia 29.
Para a instalação deste último centro, a desembargadora reuniu, na última sexta-feira, 1º, com a prefeita de Abaetetuba, Fancineti Carvalho, e com o diretor do Fórum de Abaetetuba, juiz Carlos Márcio de Melo Queiroz. Na ocasião, eles discutiram os detalhes para instalação e funcionamento do centro.
O Núcleo Permanente de Métodos de Solução de Conflitos (NUPEMEC) foi criado pelo CNJ para promover a política de pacificação social a fim de diminuir o número de processos no Brasil, que hoje chega a 93 milhões.
As atividades do núcleo são executadas pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O principal objetivo das ações é promover o diálogo na resolução de conflitos, evitando que s mesmos se transformem em processos judiciais.
O NUPEMEC tem abrangência em todo o Estado, sendo composto também por representantes das Corregedorias de Justiça da Região Metropolitana de Belém e das Comarcas do Interior, além de juizados Especiais.
CEJUSC em Belém:
Casa da Justiça e Cidadania
Trabalha com questões pré-processuais
Fone: 3276-6604 e 32766211
CEJUSC das Varas da Família
Trabalha com demandas processuais, ou seja, com processos que já estão em andamento.
Fone: 32052746