Mais 35 alunos estão aptos a fazer mediação e conciliação
Mais quatorze novos conciliadores e mediadores Judiciais foram certificados nesta sexta-feira, 4, no Fórum Cível da Capital, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Ao todo, 35 alunos concluíram o Curso de Formação de Mediadores, no ano de 2015. Outros 160 alunos estão em formação.
A entrega dos certificados foi feita pela coordenadora do (Nupemec), desembargadora Dahil Paraense e demais autoridades presentes. Segundo a magistrada, para ser mediador é obrigatório o curso de formação, o que atende a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Na seleção, escolhemos aqueles que tem perfil para lidar com as partes, saber ouvir, ter paciência, facilidade de comunicação, e no curso ele vai aprender as técnicas de solução de conflitos para ajudar as partes com imparcialidade”, explicou.
A partir de agora os novos mediadores irão assinar um termo de compromisso para atuarem 16 horas por mês, durante um ano, como voluntários nos Centros de Solução de Conflitos (Cejuscs) e nos Juizados Especiais. Atualmente, há Cejuscs instalados em Belém, Santarém, Paragominas e Parauapebas. A expectativa é que, ainda este ano, seja instalado novos Centros de Conciliação nos município de Ananindeua e Castanhal.
O professor universitário e advogado Sérgio Paes, 40 anos, que concluiu o curso afirma que a metodologia é uma oportunidade que o Judiciário tem de diminuir seu acervo processual. “A mediação é mais uma proposta para ajudar a desafogar o judiciário e uma forma de sensibilizar a comunidade que os conflitos podem ser resolvidos com mais facilidade”, destacou.
O curso aborda princípios da mediação, além de um panorama geral da mediação judicial. A carga horária é de 40h para a parte teórica e 60h para a prática. Esta última ocorre nas Varas, nos Cejusc e mutirões. Foram instrutores do curso: Nazaré Mendonça das Neves, Karine Braga Soares, Maria do Socorro Braga Moraes, Ana Cleide Costa Creão, Andrea Ferreira Silveira, Maria Socorro Nascimento Lacerda. O Nupemec é a unidade articuladora de todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).