No evento, Cevid do TJPA apresentou vídeo sobre ações na pandemia
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), através da Coordenadoria Estadual de Mulheres em situação de Violência Doméstica (Cevid), está participndo do XII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que ocorre de forma virtual desde o dia 19 e seguirá até o dia 23 de outubro. Durante a ampla programação do Fórum, foram apresentadas nacionalmente as ações realizadas pela Cevid do TJPA, inclusive com a apresentação de vídeo institucional.
Violência de Gênero e Covid-19: Desafios no enfrentamento de duas pandemias do Século XXI é o tema do Fonavid deste ano, que é transmitido via plataforma online. O evento reúne magistrados de todo o país que tratam da temática da violência doméstica e familiar. Pelo TJPA, participam do evento a vice-presidente do Judiciário paraense, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, que está à frente da Cevid, a juíza auxiliar da Cevid, Reijjane de Oliveira, além de todos os servidores da Coordenadoria e de juízes que lidam com violência doméstica e familiar.
A juíza Reijjane de Oliveira integra, ainda, a diretoria do Fonavid como representante da região norte. Segundo ela, é no Fórum Nacional, que ocorre anualmente, que são aprovados os enunciados que orientam a prática cotidiana de magistrados e equipes multidisciplinares das Varas de Violência Doméstica. “Mas o Fonavid é um fórum permanente, que atua o ano todo com o acompanhamento das ações legislativas sobre as matérias concernentes aos direitos das mulheres, nas campanhas da jornada Maria da Penha e da Semana Justiça Pela Paz em Casa”, explicou.
Por conta da pandemia, o Fonavid ocorreu de forma online. Isso, de acordo com a magistrada, teve um lado positivo, visto que o fórum contou com mais de 2 mil inscritos em todo o Brasil. Muitos destes inscritos não puderam participar das versões presenciais do evento, ocorrida nos anos anteriores, porque tinham dificuldades de deslocamento.
“É muito importante para as juízas e os juízes e as equipes multidisciplinares das Varas de Violência Doméstica participarem desse encontro anual do Fonavid porque é um momento em que se tem a oportunidade de ouvir pessoas que estão estudando a temática de gênero e os impactos da violência doméstica na sociedade. É nesse momento que nós temos a oportunidade de conhecer o que está acontecendo no mundo sobre essa temática e quais as ferramentas que se deve utilizar para fazer o enfrentamento da violência contra a mulher”, considerou a juíza Reijjane de Oliveira.
A programação conta com palestras e oficinas sobre temas relacionados à violência de gênero no contexto da pandemia, como: Discriminações de Gênero, raça e etnia e seus reflexos na pandemia da covid-19; Julgamento com perspectiva de gênero, tratados e convenções internacionais Panorama do feminicídio na América Latina e reflexos da Pandemia, e outros. Também são discutidos projetos de lei específicos e de interesse do Fonavid.
Confira o vídeo institucional da Cevid abaixo:
Fonte:
Coordenadoria de Imprensa
Texto:
Anna Carla Ribeiro
Foto: null
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o
VLibras
Você pode exibir ou ocultar o componente VLibras
nesta página. Ao exibi-lo, sera possível interagir com textos da
página que serão automaticamente traduzidos em linguagem de libras.
O Tribunal de Justiça do Pará utiliza cookies, armazenados apenas em caráter
temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal
institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de
serviços online, conforme nossa
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
para navegação no site do PJPA. Ao utilizar nossos serviços, você
concorda com esse procedimento.
{{pg}}
Programa Manas
Um Relatório de Atividades será gerado.
Confirme a operação informando os dados a seguir.
Clique em "Gerar Relatório" apenas se tiver certeza da finalidade desta ferramenta.