Para refletir sobre os impactos das questões de saúde no Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará virtualmente na próxima segunda-feira, 22, o seminário “Como será o amanhã? O Futuro da Judicialização da Saúde”. O evento será transmitido por meio do canal do CNJ no Youtube e destina-se a magistrados federais e estaduais, procuradores, promotores de justiça, advogados da União, defensores públicos, advogados, profissionais da saúde e gestores públicos.
O seminário visa fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições e buscar solução coletiva de demandas, além de promover a cidadania e disseminar valores éticos e morais. O evento faz parte das ações do
Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, criado em 2010 pelo CNJ para o monitoramento e a resolução das demandas de assistência à saúde. Sua criação decorreu do elevado número e da ampla diversidade dos litígios referentes ao direito à saúde, bem como do forte impacto dos dispêndios decorrentes sobre os orçamentos públicos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, Ministro Dias Toffoli, estará à frente da cerimônia de abertura, que terá início às 9h. Após, quatro painéis abordarão os seguintes temas: A judicialização da saúde na atualidade; E-Natjus e seus desafios para o futuro; A medicina do hoje e do amanhã; e O futuro da judicialização da saúde: Novos desafios. A conselheira do CNJ e supervisora do Fórum Nacional de Saúde, Candice Galvão Jobim, encerrará o evento virtual às 18h.