O Consumidor.gov.br ganhou, esta semana, uma atualização da sua versão para acesso em celulares. Os consumidores poderão baixar, gratuitamente, o aplicativo nas lojas virtuais. Com a atualização, o aplicativo passa a ter mais funcionalidades e uma interface mais intuitiva para o usuário. Uma das motivações para a nova versão mobile foi o aumento de conflitos relacionados ao consumo e a necessidade de isolamento social em razão da propagação da Covid-19.
A ferramenta, do Governo Federal, tem a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), além de outros órgãos, e possibilita a solução de conflitos sem a necessidade de judicialização entre o consumidor e o fornecedor ou prestador de serviço. O Judiciário paraense, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que tem à frente a desembargadora Dahil Paraense, atua na plataforma na gestão das parcerias e no levantamento de estatísticas.
A nova versão está disponível para aparelhos que utilizam o sistema Android. Em breve, também deve ser disponibilizada para celulares IOS.
Atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias. A plataforma já registrou mais de 2,7 milhões de reclamações e conta com uma base de mais de 2 milhões de usuários cadastrados, além de aproximadamente 800 empresas participantes, entre as quais, grandes empresas dos setores de telecomunicações, bancos, varejo, indústria, transporte aéreo, planos de saúde, entre outras.