Aulas orientam sobre utilização da plataforma consumidor.gov.br
A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) elaborou três cursos gratuitos e a distância, disponível para a população, sobre a plataforma digital www.consumidor.gov.br, que se consolidou como meio de negociações entre consumidores e empresas, principalmente no período do coronavírus. A ferramenta, do Governo Federal, tem a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), além de outros órgãos, e possibilita a solução de conflitos sem a necessidade de judicialização entre o consumidor e o fornecedor ou prestador de serviço.
O curso "Consumidor.gov para Órgão de Monitoramento" está com as inscrições abertas até o dia 8 de junho. Com o intuito de capacitar empresas e órgãos de gestão e de monitoramento, como Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Procons, para a utilização da plataforma Consumidor.gov.br, o curso terá carga horária de 15 horas e será disponibilizado de 16 de junho a 26 de julho. Os conteúdos programáticos serão: Módulo 1: Conheça o Consumidor.gov.br; Módulo 2: Acesse o Consumidor.gov.br; Módulo 3: Realize o Monitoramento de Reclamações. Para se inscrever, clique aqui.
Para capacitar o setor privado, o curso "Consumidor.gov para Empresas" terá carga horária de 20 horas e está com inscrições abertas até o dia 8 de junho. Os conteúdos programáticos serão: Módulo 1: Conheça o Consumidor.gov.br; Módulo 2: Acesse o Consumidor.gov.br; Módulo 3: Realize o Tratamento de Reclamações; Módulo 4: Entenda a funcionalidade “Recusar Reclamação”. O curso será realizado no período de 16 de junho a 20 de julho. Para se inscrever, clique aqui.
Também está disponível o curso "Consumidor.gov para Órgãos Gestores", com carga horária de 20 horas e inscrições até 8 de junho, voltado para Procons, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas. O curso será realizado de 16 de junho a 20 de julho com os seguintes conteúdos programáticos: Módulo 1: Conheça o Consumidor.gov.br; Módulo 2: Acesse o Consumidor.gov.br; Módulo 3: Realize o Tratamento de Reclamações; Módulo 4: Entenda a funcionalidade “Analisar Recusa do Fornecedor. Para se inscrever, clique aqui.