Primeira temporada do ʺPapo Justoʺ terá periodicidade quinzenal
Exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, direito à educação, violência doméstica e familiar contra as mulheres e a luta por dignidade das famílias que vivem na comunidade de Santana do Aurá, área onde ficava o antigo lixão de Belém. Esses são os quatro temas da primeira temporada da série de podcasts produzidos pela Web Rádio Jus do Tribunal de Justiça do Pará e que vão ao ar a cada 15 dias, a partir do dia 22 de janeiro, disponíveis inicialmente nas plataformas Deezer, Spotify e Google Podcasts, nas abas da Agência Radioweb, empresa licitada que faz a gestão da Web Rádio Jus do TJPA.
Com o nome de “Papo Justo – o Podcast do TJPA”, os programas são apresentados pelos jornalistas Igor Costa e Thamyres Nicolau e expõem, num formato leve, informal e direto, temas que estão na ordem do dia do debate público e que constituem a pauta cotidiana do Poder Judiciário no País e no Pará.
Diretor do Departamento de Comunicação do TJPA, ao qual a Web Rádio Jus está subordinada, o jornalista Linomar Bahia observa que a inserção do podcast como novo canal de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado constitui mais um avanço na constante atualização dos meios que levam as mensagens do Judiciário paraense à sociedade, particularmente aos operadores do direito e jurisdicionados.
“Através da cada vez mais acessada programação da Web Rádio Jus do TJPA, com essa forma de lançar e esmiuçar os temas judiciais do momento, ampliamos a transparência da atuação e prestação dos serviços de Justiça, já contemplados com os portais interno e externo, em todas as mídias sociais e nos telões indoor em mais de 300 ambientes de grande presença de público na Capital, além da mídia convencional das rádios, tevês e jornais”.
ESTREIA
Na estreia do próximo dia 22, quarta-feira, os jornalistas Igor Costa e Thamyres Nicolau conduzem o “Papo Justo” sobre exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, ouvindo o depoimento de uma vítima, mostrando as formas de reconhecimento dos sinais dessa violência e iniciativas institucionais de combate e prevenção, como o projeto “Minha Escola, Meu Refúgio”, da 1ª Vara de Violência Contra Crianças e Adolescentes, que percorre escolas de Belém e do Marajó para reforçar a rede de proteção a esses segmentos mais vulneráveis da sociedade.
Nessa primeira temporada do “Papo Justo”, os podcasts contam também com a participação especial do personagem Epaminondas Gustavo, que, ao final dos programas, dá sempre um recado relacionado ao tema em discussão.
Segundo o relatório anual da Agência Radioweb, no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019, a Web Rádio Jus do TJPA obteve 19,9 mil acessos de 4,9 mil usuários únicos, média mensal de 1,6 mil acessos, segundo as métricas obtidas pelo Google Analytics. A partir de fevereiro, o podcast “Papo Justo” também será disponibilizado no player da Web Rádio Jus.