Celebração oficializou união de 58 casais no sábado, 9
O rosa deu o tom do vestido da contadora, Lena Miranda, e da camisa da administradora, Elaine Freitas Gomes. O casal homoafetivo era um dos 58 casais que participaram do casamento comunitário promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em parceria com o Cartório Guedes, no último sábado, 9, no Fórum Cível de Belém. O evento marcou o encerramento da XIV Semana Nacional de Conciliação, no Pará.
Os casais chegaram cedo ao Fórum, acompanhados de familiares. Para a maioria deles, foi uma oportunidade de oficializar a união que já ocorre na prática. Lena Miranda conta que já mora com a companheira há 19 anos. “No começo foi muito difícil, muita luta, muitas superações. Nem todo mundo tem a mesma sorte. Muitas pessoas ainda se escondem com medo do preconceito. Mas a nossa vida é só nossa. A gente tem que lutar pelo que a gente quer, pelo que a gente ama”, afirmou.
A confeiteira Silviane Nascimento e o lombador Ailton da Silva também aproveitaram a oportunidade para oficializar a união de 12 anos. Os filhos Davi e Tarcios, respectivamente, 6 e 11 anos, foram os pajens do casamento dos pais. “Fiquei sabendo pela internet, pelas redes sociais. Achei linda a oportunidade até porque tem pessoas que não têm como fazer”, disse.
Foi o segundo casamento comunitário realizado durante programação da XIV Semana Nacional de Conciliação. O primeiro uniu 18 casais em Benevides, no dia 6 de novembro. Para a coordenadoria da Semana e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Dahil Paraense, o casamento comunitário é sobretudo uma ação de cidadania. “Nós procuramos esses casais mais carentes para dar a chance de regularizarem a situação deles. A felicidade deles nos traz uma alegria muito grande”.
A cerimônia de casamento, celebrada pelas juízas Margui Gaspar Bittencourt, Ana Lúcia Lynch e Eliane Figueiredo, foi realizada no auditório Agnano Monteiro Lopes, do Fórum Cível de Belém, que ganhou decoração especial. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), garantiu a isenção de custos aos casais, por meio de uma parceria com o Cartório de Registro Civil 2º. Ofício Guedes de Oliveira, com a emissão gratuita das certidões. Na ocasião ainda foram sorteados brindes entre os casais e um almoço na churrascaria Boi Novo.
A XIV Semana Nacional da Conciliação ocorreu de 4 a 8 de novembro com programação de 5.049 audiências de conciliação em 101 unidades judiciárias do estado. Foram selecionados processos com possibilidade de acordo e as partes envolvidas foram intimadas a comparecer às audiências de conciliação e sessões de mediação nas unidades judiciárias, onde têm a possibilidade de solucionar seus conflitos de forma mais célere.
O esforço reuniu 455 magistrados, com o apoio de 1.104 servidores, além de 810 conciliadores e 296 colaboradores terceirizados ou voluntários. A semana objetivou disseminar e fortalecer a cultura da paz e do diálogo, além de desestimular condutas que tendem a gerar conflitos, em conformidade com o Novo Código de Processo Civil, que pretende converter o processo em instrumento incluído no contexto social, dando ênfase à possibilidade de as partes porem fim ao conflito pela via da mediação ou da conciliação.