Informações Pessoais/Formação:
Nascido no município de Itacoatiara ¿ Amazonas, no ano de 1951, o Desembargador Rômulo José Ferreira Nunes iniciou seu curso de direito na Faculdade de Direito do Amazonas (1971), vindo a concluí-lo em 1975, pelo Centro Socioeconômico da UFPa - Universidade Federal do Pará.
No ano de 1979, foi aprovado em 1º lugar para o cargo de Juiz de Direito, desempenhando a magistratura nas comarcas de Oriximiná (1979 ¿ 1981), Igarapé-Miri (1981 ¿ 1990) e da Capital, onde primeiramente foi lotado na 3ª Vara Penal, sendo que no ano de 1994, passou a ocupar a titularidade da 21ª Vara Cível, privativa dos Feitos da Fazenda Pública Estadual e Municipal. No mesmo ano, integrou a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional - CEJAI, cujo mandato perdurou até o ano de 2000.
Destacou-se, ainda, como Juiz Diretor do Fórum Cível, por designação do então Presidente Des. Romão Amoedo, permanecendo no biênio administrativo seguinte.
Após o exercício da judicatura eleitoral de primeiro grau em diversas Zonas, tais como a 38º, 6ª, 73ª e 1ª Zona, galgou ao cargo de Membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral em 1998, na representação dos Juízes Estaduais, época em que presidiu a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Estado do Pará.
Conforme portarias nº 1432/2001-GP e nº 387/2001-GP, respectivamente, foi indicado Membro do Conselho de Administração do Poder judiciário, exercendo o cargo de Coordenador da Área de Divulgação e Legislação, além de Membro do Conselho Administrativo do Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário.
Na farta gama de atividades exercidas, merece destaque sua participação como Membro da Comissão de Concurso Público para Procurador do Estado e Membro da Comissão de Concurso Público para Juiz de Direito Substituto. Participou dos mais variados cursos, congressos e simpósios.
Em 1998, titulou-se Mestre em Direito Pela UFPa, na área de concentração Instituições Jurídico Políticas, com a apresentação da dissertação "Responsabilidade do Estado por Atos Jurisdicionais", obra posteriormente publicada pela Editora LTR, SP, 1999.
Em 2000, ascendeu ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, integrando a 1ª Câmara Cível, sendo relotado na 2ª Câmara Criminal, onde atualmente exerce a sua jurisdição.
Logo após, no ano de 2002, teve outro livro publicado, ¿Do Registro de Candidatura Interpretado pelo TSE¿, pela Tupinambá Editores/PA.
É autor de diversos títulos na área do direito, publicados na Revista do TJE/PA, Revista da Associação dos Magistrados do Estado do Pará e no Boletim dos Juizados Especiais do Estado do Pará.
Foi agraciado com várias comendas de diversas instituições, destacando-se o Colar do Mérito Advocatício ¿ Grau Ouro, conferido pela OAB/PA, por relevantes serviços prestados à Entidade e à Classe dos Advogados, o Colar do Mérito Institucional do Ministério Público do Estado do Pará, a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário "Grão-Cruz", conferido pelo TJE/PA, a Ordem do Mérito Grão-Pará, Grau "Grande Oficial", ainda, o Título Honorífico de Cidadão do Pará, concedido pela Assembléia Legislativa do Pará, o Título Honorífico de Cidadão de Castanhal, concedido pela Câmara Municipal de Castanhal, o Título Honorífico de Cidadão de Ananindeua, conferido pela Câmara Municipal de Ananindeua, o Título Honorífico de Cidadão de Santarém, concedido pela Câmara Municipal de Santarém. Recebeu ainda a Medalha de Alta Distinção Judiciária outorgada pelo Pleno deste Tribunal em fevereiro de 2012.
Durante o biênio 2003-2005, desempenhou o cargo de Vice Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, e, em seguida, foi eleito para exercer a Presidência (biênio 2005-2007).
No ano de 2007 foi eleito para exercer a Vice Presidência do Tribunal de Justiça (biênio 2007-2009), sendo, em 2009, escolhido para o cargo de Presidente (biênio 2009-2011).
Atualmente, dentre as atividades exercidas, é professor da Escola Superior da Magistratura do Estado ¿ ESM-PA, professor adjunto da Universidade da Amazônia - UNAMA, cuja Instituição lhe distinguiu com o título de Professor Emérito, e da Universidade Integrada Brasil Amazônia ¿ FIBRA, membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas ¿ APL-PA, e membro do Conselho da Escola Superior de Magistratura do Estado, onde, atualmente, exerce o cargo de Diretor Geral.